Natureza

Espécies ameaçadas, onça-parda e jaguatirica são filmadas no Parque das Neblinas

São mais de 1.200 espécies identificadas e, pela primeira vez na reserva, foi registrado também o gato-mourisco

Da Redação
Publicado em 20/02/2020, às 06h58 - Atualizado em 10/05/2022, às 08h49

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Ecofuturo
Reprodução/Ecofuturo

Imagem acervo site

Os registros fotográficos da equipe de guardas-parques do  Instituto Ecofuturo mostram uma fantástica variedade de vida animal na região do Parque das Neblinas, localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga. Já são mais de 1.200 espécies identificadas, sendo três novas para a ciência e cerca de 20 com algum grau de ameaça.

As “câmeras trap” já captaram diversos animais, como anta, veado, irara, cateto, entre outros. Mas, pela primeira vez no Parque das Neblinas, foi possível registrar o esturro da onça-parda (Puma concolor), que é um som emitido pelo felino e que pode significar a demarcação de território ou a tentativa de atrair um parceiro para acasalamento. Na reserva, também já foi flagrada uma onça-parda caminhando com seus filhotes.

O gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), outra espécie presente no local, mas difícil de se registrar, foi filmada pela primeira vez este ano. O felino foi flagrado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ecofuturo, uma área de 518 hectares de Mata Atlântica bastante conservada, dentro do Parque das Neblinas. Já o novo registro da jaguatirica (Leopardus pardalis), ameaçada de extinção pela caça ilegal e o desmatamento, indica o trânsito do animal pelo parque.  

Os registros reforçam que o trabalho de restauração e conservação realizado pelo Instituto há mais de 15 anos na reserva proporciona as condições necessárias para o abrigo e reprodução da fauna, conforme afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo: "são indicadores importantes para nós. Proteger a biodiversidade e contribuir para sua conservação é um dos objetivos do Ecofuturo, que atua em parceria com a Suzano e com instituições de ensino para fortalecer o monitoramento e a identificação de espécies na reserva, e apoiar o desenvolvimento de pesquisas”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!