Na última semana, representantes da Secretaria de Turismo de Ubatuba, da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba – Comtur - e de algumas agências de receptivo foram a Ilhabela acompanhar o procedimento da cidade na recepção de navios de cruzeiros. O secretário de Turismo de Ilhabela Ricardo Fazzini recebeu a comitiva e explicou a importância de todo o preparativo, principalmente, quanto à prestação de serviços, que inclui a capacitação de agências de turismo e o trabalho com os guias, conscientizando sobre a demanda de monitoria e suporte em outros idiomas.
Fazzini destacou a importância desse treinamento, que envolve também montagem de roteiros, preparativos no oferecimento de serviços e também a postura dos profissionais, “que faz toda a diferença”, destacou.
O secretário também ressaltou a importância do cumprimento do contrato feito entre empresa e agência responsável pelo receptivo. “O contratante é sempre a companhia, por isso, qualquer problema e imprevisto durante o roteiro com os passageiros em terra deve ser comunicado à coordenação do navio”.
A previsão é que a temporada de navios para Ubatuba comece no dia 3 de dezembro, com a chegada do navio Musica, da empresa MSC. Para acertar todos os detalhes, a Setur se reunirá com a presidente da operadora, Márcia Leite, no início de março.
Para a temporada 2018, a expectativa é que a cidade faça, no mínimo, nove receptivos. “Ubatuba tem muitas vantagens para se tornar um destino atrativo de navios, principalmente, com relação a taxas portuárias”, garantiu Fazzini.
Nessa semana, o secretário de Turismo de Ubatuba Luiz Bischof marcou uma nova visita a Ilhabela, na qual o grupo irá acompanhar mais uma vez os preparativos para o desembarque dos passageiros. “Ilhabela é uma pioneira nos receptivos e com experiência de 10 anos no mercado tem muito a nos ensinar e contribuir para que façamos um receptivo de qualidade em nossa cidade”, concluiu Bischof.
Região
Da redação
Fotos: PMU
Comentários