Um encontro inédito dos presidentes dos Legislativos da Baixada Santista foi realizado na Câmara Municipal de Santos. A ideia da reunião partiu do presidente da Câmara santista, vereador Marcus de Rosis (PMDB) e contou com a colaboração da UVEBS (União dos Vereadores da Baixada Santista).
No encontro, foi debatido o trabalho do Legislativo com visão metropolitana. De Rosis enalteceu o encontro inédito das Câmaras, e mostrou que o Parlamento tem sua força e voz na Baixada. Já Ronald Nicolaci (PROS), do Guarujá, falou da necessidade de independência das casas, para garantir mais força na transparência do Legislativo. Para Betinho (PMDB), de Praia Grande, a união dos Legislativos será importante, pois a própria população já convive entre as cidades. Ele disse: “Hoje, quem mora em Praia Grande, por exemplo, trabalha em Santos. A população da Baixada já é metropolitana”, e destacou a força que os parlamentos possuem se trabalharem juntos. “Nos nove municípios, somos 128 vereadores representando quase dois milhões de pessoas.” O presidente da Câmara de Bertioga Luís Henrique Capellini (PROS) disse que a união do Legislativo, juntamente com os deputados federais e estaduais da região, ajudará ainda mais o grupo.
Ficou decido, no encontro, que serão debatidos com os governos federal e estaduais, questões de mobilidade urbana; a diminuição dos recursos que virão para Baixada Santista em 2015; e saúde pública. De Rosis explicou: “Nós, presidentes, vamos levar as questões para Brasília e viabilizar uma agenda com o vice-presidente Michel Temer, para expor o que a região necessita. Também vamos articular uma visita à Assembleia Legislativa, para apresentar nossas questões”.
Além de De Rosis, estavam presentes os presidentes das Câmaras de Bertioga, Luiz Henrique Capellini (PROS); Guarujá, Ronald Nicolaci Fincatti (PROS); São Vicente, Alfredo Moura (PROS); Praia Grande, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PMDB); Mongaguá, Antônio Eduardo dos Santos, o Baianinho (PTB); Itanhaém, Thiago Rodrigues Cervantes (PSDB); Peruíbe, Rafael Vítor de Souza (PMDB); além do secretário geral da UVEBS, Pedro Garófalo. O vereador Fábio Moura (PROS) representou o presidente da Câmara de Cubatão Aguinaldo Araújo (PDT).
Comentários