canonizado

Encenações e missas marcam homenagem à São José de Anchieta

Intervenções históricas e reprodução do Milagre das Luzes foram realizadas no Canal de Bertioga entre os dias 2 e 3

Da Redação
Publicado em 04/06/2018, às 14h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h54

FacebookTwitterWhatsApp
Homenagens à São José de Anchieta - Diego Bachiéga/PMB
Homenagens à São José de Anchieta - Diego Bachiéga/PMB

A Canonização do Padre São José de Anchieta foi comemorada entre os dias 2 e 3 de junho em Bertioga, em meio à semana Semana do Meio Ambiente. A homenagem teve início no sábado, 2, com a chegada e exposição da relíquia no Forte São João, além da reprodução da passagem do santo pelo Parque dos Tupiniquins.

Entre as intervenções históricas e poéticas, o público pôde fazer um passeio no Barco-Escola e assistir a uma apresentação na Ermida de Santo Antônio do Guaibê. O vereador Ney Lyra (PSDB) parabenizou a organização do evento. "É uma honra nós fazermos parte da história do Brasil", disse.

A reprodução do Milagre das Luzes encantou dezenas de fiéis na noite de sábado, 2, com a iluminação da Ermida de Santo Antônio do Guaibê e a soltura de fogos de artifício. O padre José Pez explicou o acontecimento. "Ele e um nobre estavam aqui [no Forte São João] e pediu para o canoeiro transportá-lo até a Ermida e levaram um lampião. Mas o canoeiro levou o lampião de volta e ele ficou no escuro. De repente uma luz intensa e não humana iluminou a capela. Moradores que ali habitam testemunharam esse acontecimento, que de fato aconteceu", descreveu.

José de Anchieta foi canonizado no dia 3 de abril de 2014 pelo Papa Francisco. Ficou conhecido como o apóstolo do Brasil e também é considerado Patrono da Mata Atlântica. Essa denominação ocorreu por conta da forte conexão que Anchieta tinha com a região. Ele foi um dos primeiros a descrever a rica biodiversidade da Mata por meio da Carta de São Vicente, escrita em 1560 e na qual relatava a fauna, flora, acidentes geográficos e o clima da região da Capitania.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!