Empresa apresenta proposta para construção da ‘Nova Imigrantes’, em Itanhaém

Costa Norte
Publicado em 06/01/2012, às 10h28 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h32

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O consórcio SPMar manifestou interesse em executar a construção, manutenção e operação da rodovia que ligará o Rodoanel Mario Covas Junior, na capital paulista, a Itanhaém. Por meio das empresas Contern Construções e Comércio Ltda. e a Cibe, o consórcio informou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que estudos serão desenvolvidos nos próximos meses. O projeto é uma alternativa para o congestionado trânsito do SAI (Sistema Anchieta/Imigrantes). Embora não haja ainda a definição de traçado da nova via, a capital e Itanhaém estão separadas por apenas 15 km. Já pela rodovia Imigrantes, a distância entre SP e a Baixada Santista é de cerca de 70 km.

Meia hora Com a construção da ‘Nova Imigrantes’, a viagem do Rodoanel até Itanhaém deve durar em torno de meia hora – quase ¹/3 do tempo da duração na atualidade. Além do Rodoanel, mais uma alternativa estudada pelo Governo do Estado é ligar Itanhaém pela Fazenda Araraú – que leva ao trevo do Balneário Gaivota, passando pelo chamado Vale do Rio Preto – e Parelheiros, no extremo sul de SP.

Estudos A Secretaria de Estado de Logística e Transportes está fazendo estudos sobre a ligação e vai analisar propostas da iniciativa privada, como a do consórcio SPMar, mas não fixou prazo para concluir os estudos. O Governo Estadual avalia incluir a obra em uma concessão abrangendo a maior parte da rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), de Mongaguá a Régis Bittencourt (BR 116). Cálculos iniciais apontam para um investimento de R$ 648 milhões.

Melhor solução O prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell (PSDB), defende a criação da ‘Nova Imigrantes’ como a melhor solução para toda a Região Metropolitana da Baixada Santista. "O problema do congestionamento durante a Temporada na região já é crônico. Uma nova via em Itanhaém aliviará muito o trânsito de Praia Grande para o Litoral Sul. Isso facilita o tráfego em Santos, Guarujá e São Vicente, na medida em que teríamos uma nova alternativa mais ao Sul. Além disso, estaríamos a 30 minutos de São Paulo. São 12 km de serra e praticamente já se está dentro da capital", avaliou.

Petrobras A reivindicação atende ainda entidades empresariais, o turismo e a Petrobras, que tem em Itanhaém um ponto estratégico na exploração do pré-sal. O objetivo é resolver gargalos que possam atrapalhar o “boom” econômico que se espera com a exploração da Bacia de Santos. A expectativa é que até 2025 sejam injetados R$ 209 bilhões na região da Baixada Santista. "’A ‘Nova Imigrantes’ vai servir para acompanhar o desenvolvimento da região, em virtude do pré-sal. Dez novas plataformas da Petrobras estão previstas para serem instaladas no Litoral, nos próximos cinco anos, ampliando a demanda por meios de transporte rápidos", lembrou o secretário de Governo de Itanhaém, Silvio Lousada.

Projeto antigo A rodovia ligando Itanhaém à capital é uma reivindicação histórica do Litoral Sul. Em 1997, o então governador Mário Covas (falecido) sancionou a lei nº 9.851, que autorizava a abertura do processo licitatório para construção e exploração da ‘Rodovia Parelheiros-Itanhaém’. Mas, o projeto nunca saiu do papel.

“Estaríamos a 30 minutos de São Paulo” prefeito Forssell

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