Geral

Em Guarujá, Prefeitura e MRS Logística realizam demolições de moradias

Proprietários das casas demolidas estão sendo contemplados com apartamentos do Parque da Montanha

Da Redação
Publicado em 15/07/2020, às 04h41 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h11

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Prefeitura Guarujá
Divulgação/Prefeitura Guarujá

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) iniciou nesta semana as demolições de moradias irregulares na área de expansão portuária no Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho, onde também se encontra a linha férrea. A ação é prevista dentro do projeto Favela Porto Cidade, inserido no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC I), do Governo Federal, e os proprietários das moradias demolidas estão sendo contemplados com apartamentos no Parque da Montanha.

Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA    Informe-se, denuncie!

Pelo menos 50 moradias serão demolidas só no Complexo Prainha. A ação é realizada em conjunto com a empresa MRS Logística S/A, operadora da Malha Regional Sudeste da Rede Ferroviária Federal S/A. As mudanças das famílias para as 180 primeiras unidades do Parque da Montanha se iniciaram no último dia 30 e vêm sendo feitas diariamente, em grupos de quatro, para evitar aglomerações. As mudanças seguem até o próximo dia 31.

Como parte do termo de compromisso assinado no início deste ano, o convênio com a MRS Logística possibilitou maior segurança para as operações ferroviárias e portuárias, além de possibilitar a remoção de famílias da área de risco. O aporte financeiro resultante do convênio também auxilia na logística de reassentamento, demolição e limpeza da vedação da faixa de domínio ferroviário.

Além de acidentes, a área onde estão sendo realizadas as demolições colocava famílias em exposição à vulnerabilidade social há décadas. As ações são supervisionadas por técnicos da Sehab e da MRS Logística e alguns moradores fazem o acompanhamento das demolições.

“A demolição dessas moradias irregulares é de suma importância para o andamento do Projeto Favela Porto Cidade, que está caminhando muito bem. Além de retirar essas construções de uma área de risco para moradia, estamos dando continuidade à entrega das 180 unidades do Parque da Montanha, que também integra o Projeto Favela Porto Cidade”, explica o secretário de Habitação, Marcelo Mariano.

Após a finalização das demolições, a área receberá monitoramento da MRS Logística para prevenção de novas invasões e construções irregulares, visto que o local faz parte da Malha Regional Sudeste da Rede Ferroviária Federal, operada pela concessionária.

Parque da Montanha

O Parque da Montanha, na Avenida Raphael Vitiello, na Vila Edna, é o maior empreendimento habitacional em execução na Região Metropolitana da Baixada Santista e contempla famílias oriundas do Complexo Prainha e Sítio Conceiçãozinha, áreas portuárias. Ao todo, o conjunto possui 1.962 unidades, das quais 180 serão entregues até o final deste mês.

O conjunto é a terceira etapa do Projeto Favela Porto Cidade, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), conforme o contrato de repasse nº 218.827-99, firmado em outubro de 2007 com o Ministério das Cidades, atual Ministério do Desenvolvimento Regional, sob a gestão da Caixa Econômica Federal (CEF).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!