Elvis Vieira, secretário de Planejamento Urbano e de Habitação de Suzano, encantou a plateia com seu relato sobre o feitio do atual plano de Suzano
Termina na noite desta quarta-feira, 7, o Seminário Revisão do Plano Diretor promovido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga (AEAAB), desde a segunda-feira, 5.
Na agenda estão palestras sobre a Zona Especial de Interesse Social (Zeis); sobre o estatuto das cidades; sobre estratégias de desenvolvimento territorial e produção econômica em áreas degradadas do Brasil e da América Latina; e casos de plano diretor de outras cidades.
Na noite de terça feira, o arquiteto e urbanista Geraldo José Calmon de Moura falou sobre Mobilidade Urbana. O advogado Miguel Reis discorreu sobre regularização fundiária; e o pesquisador João Aparecido Nunes, da Nunes Bambu, falou sobre tecnologias sustentáveis.
Na noite de segunda-feira, o prefeito Caio Matheus apresentou realizações de sua gestão em Bertioga, anunciou a realização de licitações para reformular os quiosques da praia da Enseada e para criar um complexo comercial na Vista Linda, em torno da rodoviária lá construída e não ativada, além de anunciar outras obras planejadas para a cidade.
Na abertura do evento, Paulo Velzi, presidente da AEAAB, explicou que a iniciativa visa contribuir para a evolução do Plano Diretor Participativo de Bertioga: “Bertioga vive um momento muito especial, que é a renovação revisão do nosso plano diretor. O plano anterior dessa cidade foi feito aqui nessa casa. Atualmente há uma nova forma de se fazer plano diretor, com participação popular, como pede a lei do estatuto das cidades. Nós respeitamos e estamos participando ativamente disso”.
O caso de Suzano
Também participaram da primeira noite do seminário Gilmar Godoy, diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) representando Vinicius Marinelli, presidente da unidade paulista da entidade; Arthur Ferreira, gerente regional do Crea em Santos; Mario Bodon, coordenador da União da Associações do Litoral Paulista (Ualp) e inspetor-chefe do Crea em Praia Grande, município que também está revendo seu plano diretor; Rita de Cássia, diretora de atualização profissional da AEAAB; e arquiteto e urbanista Elvis Vieira, secretário de Planejamento Urbano e de Habitação de Suzano.
Elvis encantou a plateia com sua palestra sobre metodologia de revisão para plano diretor de cidades, em que contou como conseguiu refazer o plano diretor daquele município da região do Alto Tietê em um ano e com o orçamento de R$ 50 mil, graças ao envolvimento de toda a comunidade e de entidades, como o Crea e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e aos pactos estabelecidos dentro da própria administração municipal e com poderes constituídos como o Legislativo e o Ministério Público, além do intenso uso de redes sociais.
Um dos recursos utilizados foi estabelecer distâncias máximas entre os bairros e os serviços públicos oferecidos à população. Na avaliação de Elvis, que é mestre em arquitetura e organismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professor de urbanismo da Universidade Brás Cubas, de Mogi das Cruzes, e de urbanismo e Paisagismo da Universidade Paulista (Unip), Bertioga tem tudo para superar o desafio de ter cerca de 93% do território da cidade em áreas de proteção ambiental permanente: “Para nós, o desafio era a linha do trem cortando toda a cidade”.
Agenda do Seminário Revisão do Plano Diretor em 07 de novembro
18h30/19h15: Zeis – arquiteta e urbanista Clarissa Duarte de Castro Souza
19h15/20h15: Estatuto das Cidades – arquiteto e urbanista Carlos Arriagada
20h00/21h00: Estratégias de Desenvolvimento Territorial e Produção Econômica em Áreas Degradadas do Brasil e América Latina – arquiteto e urbanista Carlos Arriagada
21h00/21h45: Cases Plano Diretor – arquiteta e urbanista Eliene Corre R. Coelho
21h45/22h00: Debates e coffee Break
Comentários