Terminou nesta semana o segundo Curso de Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos, realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Bertioga, com apoio da Cooperativa de Reciclagem de Sucatas União Bertioga (Coopersubert), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Sesc. Os certificados foram entregues aos 50 participantes, que desta vez foram professores e gestores, no Sesc, em cerimônia que teve apresentação da banda Os Embatucadores tocando instrumentos de materiais reciclados.
Mylene Lyra, coordenada do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, conta que foi proposto aos participantes implantar projetos de boas práticas na gestão de resíduos sólidos em seu ambiente de trabalho, em casa ou na comunidade. Eles também desenvolveram projetos em escolas municipais e na Vigilância Sanitária.
Uma composteira para transformar resíduos orgânicos em adubo para horta; o uso de canecas para evitar o consumo de copos descartáveis e ecobags criadas com retalhos de jeans e tecidos usados foram alguns dos resultados.
O curso foi desenvolvido por três meses, em quatro encontros presenciais e por meio de atividades desenvolvidas a distância, totalizando 40 horas. “A ideia é que cada um seja multiplicador do que foi aprendido no curso e, assim, contribua para o bem do planeta e a sociedade”, diz Mylene.
A terceira edição do curso está programada para fevereiro de 2018, visando o envolvimento da rede escolar municipal durante o ano letivo.
foto: Diego Bachiéga/PMB
Comentários