Furto

Elektro intensifica Operação Varredura no Guarujá

Empresa informa que energia furtada, nos gatos, é paga por outros consumidores por meio do repasse na tarifa de energia

Da Redação
Publicado em 03/04/2019, às 12h41 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h06

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Elektro
Divulgação/Elektro

A Elektro informou que desligou no Guarujá 127 ligações clandestinas, conhecidas como gatos, em casas e estabelecimentos comerciais, somente nos primeiros meses de 2019. A chamada Operação Varredura, já registrou 813 inspeções na cidade, de janeiro até agora.  Segundo a empresa, a energia recuperada nesse período é o suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Itanhaém durante 28 horas.  

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, por meio do repasse na tarifa de energia.

Ainda segundo a Elektro, além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site.

Orientação de segurança

Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica. Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.

A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!