Fiscalização

EDP registrou 539 ocorrências de fraudes de energia no litoral norte em 2019

Furto de energia, popularmente conhecido como "gato" contribui para o aumento da tarifa, segundo alerta da empresa

Da Redação
Publicado em 11/02/2020, às 09h17 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h54

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Secretaria de Energia e Mineração
Secretaria de Energia e Mineração

Durante o ano de 2019, a EDP, distribuidora de energia elétrica do litoral norte, atuou fortemente no trabalho contra as fraudes de energia. Conhecidas popularmente como “gatos” expõe o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios, além de acarretar prejuízos para toda sociedade.

Por meio do trabalho de fiscalização realizado foram identificadas 539 irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias na região, sendo 393 em Caraguatatuba e 146 em São Sebastião. Esta energia recuperada pela EDP é o suficiente para abastecer a cidade de Roseira por dois meses. Após o flagrante, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é realizado a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.

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A tecnologia é parte essencial no trabalho de combate às fraudes. Por meio de uma central integrada de monitoramento remoto e ferramentas de modelagem estatística, a Companhia identifica com mais precisão as inconsistências na medição dos clientes, com alertas e mapeamento de suspeita de irregularidades e dessa forma realiza inspeções em campo em toda área de Concessão, com equipes especializadas, munidas de equipamentos de última geração. Com isto, uma em cada cinco inspeções realizadas no Litoral Norte houve identificação de irregularidade na medição. 

O furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, uma vez que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa energia para cada área de concessão. O Estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz, que poderia ser utilizado em benefícios à própria população.

Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia.

“Muitas vezes, os “gatos” são feitos de forma precária, o que aumenta muito o risco de acidentes graves a quem pratica o crime e para toda a população. O objetivo das ações da EDP é garantir a segurança e também a qualidade do serviço aos consumidores que pagam suas contas em dia,” destaca Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.

De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (ABRADEE), ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica, sendo que somente em 2018 foram 12 óbitos registrados no Brasil. Vale ressaltar que o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prevê que o furto de energia é crime e passível de multa e prisão de um a quatro anos para o infrator. 

Para conscientizar a população e alertar crianças e adultos sobre os riscos das fraudes, a EDP realiza projetos durante todo o ano com as comunidades e escolas dos municípios onde a concessionária atua.

Como denunciar

Com intuito de coibir cada vez mais a prática, a EDP pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares. A Distribuidora disponibiliza os seguintes canais de atendimento aos consumidores:

- Site EDP Online:  www.edponline.com.br

- Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone)

- Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online)

- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).

A empresa destaca que o sigilo da denúncia é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

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