DIA INTERNACIONAL DA MULHER

É verdade que as mulheres enxergam mais cores que os homens?

O “mozão” não fez nenhum comentário sobre a sua nova calça ocre? Calma, a ciência pode limpar a barra dele

Da redação
Publicado em 06/03/2023, às 08h44 - Atualizado às 09h50

FacebookTwitterWhatsApp
As mulheres conseguem distinguir variações mais sutis de cores É verdade que as mulheres enxergam mais cores que os homens? Close nos olhos de uma mulher - Unsplash
As mulheres conseguem distinguir variações mais sutis de cores É verdade que as mulheres enxergam mais cores que os homens? Close nos olhos de uma mulher - Unsplash

Quem é mulher sabe o que é se encantar por uma blusinha azul piscina, uma sapatilha lavanda ou mesmo uma bolsa fúcsia. Para os homens, porém, pode ser meio difícil entender a diferença entre as nuances de cores, a diferença de uma blusinha azul piscina para uma azul turquesa, por exemplo. 

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Muitos casais até já discutiram por causa disso. Algumas mulheres acusam os pobres homens de serem insensíveis por não terem percebido aquela nuance diferente de tintura de cabelo em que apostaram na ida mais recente ao salão. Mas a verdade é que, pelo menos pelo que diz a ciência, eles não fazem isso de propósito.

Há quem diga que as mulheres enxergam mais cores que os homens. Não é bem assim. A verdade é que as mulheres conseguem distinguir variações mais sutis de cores.

Já os homens têm como vantagem conseguirem ver detalhes com mais facilidade. Isso pode fazer inclusive com que levem mais tempo para precisar usar óculos no caso de miopia. 

Mas, afinal, o que faz com que as visões de ambos os sexos possuam essas singularidades? Bem, pode ser culpa dos hormônios ou também da própria evolução.

 As diferenças na capacidade visual estão associadas à quantidade de receptores de hormônios sexuais no cérebro, que são mais sensíveis à testosterona. 

Já a explicação pela evolução se baseia na especialização em tarefas distintas pelas quais homens e mulheres passaram. Homens, nos primórdios da civilização, por serem caçadores, precisaram desenvolver uma visão mais aguçada para detalhes mais ao longe. 

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Fato é que essas diferenças de visão são sutis e outros fatores contribuem para que a visão de cada indivíduo seja muito variável, como a própria educação, interesses pessoais e a memória, por exemplo. Então, nada de brigar com o “mozão” se ele não reparar na sua nova calça ocre ou se ela não ver aquele avião lá longe, na linha do horizonte, ok? 

Leia também: Uso de máscara não é mais obrigatório no transporte público de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!