DISCUSSÃO

Duplicação da Rio-Santos terá 35 km de ciclovia

Proposta foi apresentada pela Artesp em audiência pública na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 24

Marina Aguiar
Publicado em 24/10/2019, às 10h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h35

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TV Costa Norte
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A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp)  apresentou o projeto de concessão internacional do Lote Rodovias do Litoral Paulista durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Bertioga na manhã desta quinta-feira, 24.

O plano contempla duplicação de rodovias, além de adequações, como implantação de ciclovia, passarelas, viadutos e iluminação. 

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O projeto está em fase de apresentação em audiências públicas nas cidades de Mogi das Cruzes, Itanhaém, Bertioga e São Paulo, respectivamente, e vai englobar os municípios de Miracatu, Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande  e Bertioga, com extensão até Boraceia, e Mogi das Cruzes.

Em Itanhaém, a população é contrária à cobrança de tarifa e a audiência que discutiria a concessão da rodovia Padre Manoel da Nóbrega na quarta-feira, 23, foi suspensa. Moradores lotaram a Câmara de Vereadores da cidade e o tumulto impossibilitou o andamento da audiência.

Na audiência realizada em Bertioga, o público foi mais pacífico, mas questionou os problemas que as diversas adequações trarão para os moradores, a fauna e a flora da cidade. O diretor de Investimentos da Artesp, Pedro Brito, limitou-se a responder que "o programa de concessões rodoviárias trouxe diversos benefícios ao estado incluindo melhoria na infra-estrutura, disponibilidade, segurança, servido de apoio ao usuário e é sabido através de pesquisas que 18 das 20 melhores rodovias se encontram no nosso estado".

Imagem acervo site

Durante entrevista coletiva, o diretor afirmou que  projeto ainda não é um fato consumado. "Todas as sugestões estão sendo colhidas e a partir de amanhã vamos abrir a parte de consulta pública. Vai ficar um mês o site aberto para todas as sugestões. As cartas dos prefeitos vão entrar nesse bojo. E vai ser feita uma análise jurídica e técnica. Não adianta falar não quero, façam sugestões. O nível de investimento pra cá são mais de R$ 5 bilhões, não podemos perder isso. O governo tem seus limites de investimento e temos que aproveitar esse momento", afirmou Brito.

A próxima audiência acontece às 10 horas desta sexta-feira, 25, no auditório do DER, em São Paulo, no endereço avenida do Estado, nº 777, 5º andar.

PEDÁGIO

As praças de pedágio deverão ser implantadas no km 239 rodovia Manoel Hipólito do Rêgo, a Rio-Santos (trecho Bertioga); no km 45 da rodovia Alfredo Rolim de Moura (trecho Mogi das Cruzes); no km 326+300 da rodovia Padre Manoel da Nóbrega (trecho Itanhaém); e no km 376+100 da rodovia Padre Manoel da Nóbrega (trecho Pedro de Toledo).

Litoral Norte

Nas rodovias Rio-Santos e Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera), o projeto compreende a duplicação de 36,6 quilômetros entre Santos e Bertioga, além de 1,8 quilômetro de vias marginais no trecho urbano de Bertioga. Também haverá implantação de quatro passarelas, oito novos viadutos e dispositivos de acesso e retorno, além de 35,6 quilômetros de ciclovias. Haverá uma praça de pedágio no km 239 da via. A praça de pedágio ficará no km 239 da Rio-Santos.

Mogi-Bertioga

A concessão será do trecho entre Arujá e Bertioga da SP-88 e SP-98. Entre as principais obras estão previstas a adequação de 6,4 quilômetros do trecho de Mogi da Mogi-Bertioga, implantação de 22,3 quilômetros de acostamento entre Biritiba-Mirim e Bertioga, rampas de escape no trecho de serra e nova ponte sobre o Rio Guacá. No segmento da Rota do Sol serão construídas dez passarelas para conferir maior segurança para os pedestres. Serão implantadas, ainda, oito novas pontes e viadutos, além de cinco novos acessos e retornos. A Estrada do Evangelho Pleno será duplicada, conferindo maior segurança para Mogi. 

Litoral Sul

A concessão irá contemplar o trecho entre Praia Grande e Miracatu, passando por Peruíbe, da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Serão 106,7 quilômetros de vias marginais entre Praia Grande e Peruíbe, conferindo maior segurança e fluidez ao segmentar o tráfego local das viagens de longa distância. Já o trecho de Peruíbe a Miracatu será duplicado em 44,8 quilômetros. Há previsão de implantação de 13 novas passarelas e outras 19 serão reformadas e modernizadas, além da construção de 19 novos viadutos e dispositivos de acesso e retorno.

Esse pacote de obras irá melhorar os acessos ao Porto de Santos pela SP-55 para quem vem pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) e também para quem chega utilizando a SP-88 e a Mogi-Dutra. Também deverá impactar positivamente os deslocamentos urbanos tanto de munícipes de Mogi, quanto das cidades do litoral onde os trechos rodoviários são urbanizados. 

Ao todo, o lote contempla 240 quilômetros de rodovias que atravessam 13 municípios: Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá. Além das rodovias, serão incorporadas duas rodovias de acesso (SPA) da SP-55: a SPA 219/055 e a SPA 344/055. Os benefícios regionais vão além das obras, devem ser considerados a geração de empregos diretos e indiretos, além de receita para os municípios, inclusive por meio do repasse do ISS-QN (Imposto Sobre Serviço).

Licitação

A concorrência se dará pela maior outorga proposta. Poderão participar empresas brasileiras e estrangeiras – isoladas ou em consórcio. A exemplo dos últimos leilões, será permitida a sub-qualificação técnica, deixando a licitação mais focada em comprovação de sua condição para administrar ativos de infraestrutura. 

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