TEATRO

Doutores da Alegria fazem transmissão online nesta sexta

Atores do elenco contarão causos ao vivo às 19 horas no Youtube e nas redes sociais da associação

Da Redação
Publicado em 20/08/2020, às 10h54 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h50

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

Atores do elenco da associação Doutores da Alegria vão compartilhar histórias e experiências vivenciadas nos atendimentos em hospitais – e, mais recentemente, em tempos de isolamento e produção online – em nova edição do espetáculo Doutores da Alegria Conta Causos. A realização é da associação Doutores da Alegria e do Ministério do Turismo.

Participe dos nossos grupos ℹ📲 https://bit.ly/CNAGORA9 🕵‍♂ Informe-se, denuncie!

A apresentação, antes realizada em teatros e espaços culturais das cidades de São Paulo (SP) e Recife (PE), desta vez será em formato virtual, no dia 21 de agosto (sexta-feira), às 19h, com transmissão pela página da associação no Facebook (/doutores) e pelo canal oficial do Youtube (/tvdoutores). A classificação é livre.

Será a primeira vez em que artistas de São Paulo e Recife contracenam juntos, ainda que à distância. Até mesmo os ensaios foram realizados via internet, uma vez que toda a equipe da associação permanece em quarentena.

Participam quatro palhaços da unidade paulistana – Luciana Viacava (Dra. Lola Brígida), Márcio Douglas (Dr. Mané Pereira), Raíssa Araújo (Dra. Faísca) e Val Pires (Dr. Valdisney) – e dois do elenco recifense: Olga Ferrario (Dra. Muskyta) e Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo). A direção é co-assinada por Ronaldo Aguiar e David Taiyu.

“A realização de um espetáculo virtual é uma das ações que propomos para que a relação entre palhaços e pacientes possa estar viva mesmo em tempos de distanciamento social”, comenta David Taiyu, que também é coordenador artístico do elenco de São Paulo. 

Já Ronaldo Aguiar, diretor artístico do grupo, lembra a potência da oralidade como forma de comunicação. “Aprendemos quando contamos nossas histórias e compartilhamos nossos saberes”, ressalta.

Uma nova forma de atuar – Após mais de 28 anos realizando intervenções presenciais duas vezes por semana nos hospitais, a associação Doutores da Alegria segue se adaptando às restrições impostas pela pandemia. A primeira ação foi o Delivery Besteirológico, série de vídeos criados pelos artistas em confinamento, com foco no público hospitalar. Depois vieram os atendimentos besteirológicos, com uso de tablets e em parceria com profissionais de saúde, as lives quinzenais nas redes sociais, uma websérie inspirada na festa de São João e o primeiro festival virtual da associação – Festival Miolo Mole.

DOUTORES DA ALEGRIA

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde. Desde sua fundação por Wellington Nogueira, em 1991, intervém junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

A associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e considera a cultura como um mínimo social a que todos têm direito. Desenvolve o Programa de Palhaços em doze hospitais de São Paulo e de Recife e, no Rio de Janeiro, o Programa Plateias Hospitalares, com programação artística permanente e diversa em sete hospitais.

O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.A Escola Doutores da Alegria desenvolve programas de formação para jovens aspirantes a palhaços, artistas e palhaços profissionais e um programa de cursos e oficinas dirigido a um público mais diversificado, que busca novas experiências e autodesenvolvimento. Desenvolve ainda espetáculos e intervenções urbanas. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!