SACI-PERERÊ

Dia do Saci: veja curiosidades sobre o 'serzinho' mítico e "endiabrado"

Dentro da lenda do Saci-Pererê não existe apenas um saci

Da redação
Publicado em 31/10/2022, às 10h42 - Atualizado às 11h36

FacebookTwitterWhatsApp
Saci Pererê, um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro Saci Saci andando pela floresta - Reprodução
Saci Pererê, um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro Saci Saci andando pela floresta - Reprodução

O Dia do Saci, um ser negro e pequeno que habita as florestas e é conhecido por suas travessuras, é comemorado anualmente em 31 de outubro, no mesmo dia em que se comemora o Halloween.

É muito comum no Dia do Saci se contar as lendas nacionais, fazer peças teatrais com o personagem, recriar a lenda do Saci-Pererê para as crianças, influenciando-as a valorizar o folclore. Esse é o objetivo: resgatar e valorizar o folclore brasileiro, promovendo a cultura e tradições brasileiras.

O hábito do saci de fumar cachimbo vem da influência das culturas indígena e africana. Outro elemento da cultura africana é o fato de o saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira.

A imagem do saci apresenta um ser mítico e travesso que realiza brincadeiras, daí as menções a uma criatura “endiabrada”. Por ser agitado, sempre está realizando travessuras por onde passa.

Dentro da lenda do pequeno ser mítico não existe apenas um; podem existir vários sacis praticando cada qual sua travessura, todos ao mesmo tempo. Na origem da lenda ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos o consideram um personagem derivado da lenda do Curupira.

Leia também: Lendas do folclore brasileiro; conheça o lado sombrio e místico das histórias

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!