PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS

Dia do Fisioterapeuta: tratamento pós-covid trouxe mais visibilidade à categoria

Profissão é legalizada no país desde a década de 60

Da redação
Publicado em 13/10/2021, às 20h54 - Atualizado às 21h56

FacebookTwitterWhatsApp
O profissional atua em diversos tratamentos, avaliando o aparelho muscular e esquelético como um todo Dia do Fisioterapeuta: tratamento pós-covid trouxe mais visibilidade ao profissional da categoria Dia do Fisioterapeuta - Divulgação
O profissional atua em diversos tratamentos, avaliando o aparelho muscular e esquelético como um todo Dia do Fisioterapeuta: tratamento pós-covid trouxe mais visibilidade ao profissional da categoria Dia do Fisioterapeuta - Divulgação

Para quem não sabe, o Dia do Fisioterapeuta é celebrado em 13 de outubro. A profissão, que é legalizada no país desde a década de 60, foi uma das mais impactadas pela pandemia do novo coronavírus devido à necessidade de enfrentamento de sequelas.

O tratamento pós-covid trouxa mais visibilidade ao profissional da categoria que auxilia pessoas que já tiveram a doença e permanecem com dores e incômodos. Conforme ressalta a coordenadora pedagógica do curso de Fisioterapia da Unit, Roberta Barbosa, a profissão já havia alcançado prestígio na sociedade, porém a procura pelo profissional aumentou nos últimos dois anos.

“Percebemos a mídia olhando para a profissão de fisioterapia na mesma proporção que se olha para todos os outros profissionais que trabalham dentro de um hospital na chamada linha de frente de combate à covid-19. Mas, ao mesmo tempo que aumenta a visibilidade, aumenta também a responsabilidade. Precisamos nos preocupar em não só entender o ofício do fisioterapeuta como também entender nosso contexto nesse momento”, disse.

O fisioterapeuta atua em diversos tratamentos, avaliando o aparelho muscular e esquelético como um todo. O trabalho depende também do tipo de atividade que o paciente pratica e seus hábitos de vida. Sendo assim, fundamental o papel do profissional para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, por meio da estimulação do aparelho muscular esquelético.

“Assim como várias outras profissões, enfrentamos algumas questões políticas muito importantes de valorização profissional. Passamos por um projeto de lei que foi o Ato Médico, em que um senador dizia que todos os profissionais da área da saúde deveriam ser subordinados ao médico”, frisou Roberta.

Para a coordenadora, o Dia do Fisioterapeuta é um momento de reflexão e gratidão. Ela acredita que esse é o momento de perceber toda a grande visibilidade da profissão que teve mais prestígio na pandemia.

Fisioterapia no Programa de Saúde da Família (PSF)

“Recentemente saiu um decreto determinando que o fisioterapeuta vai poder participar de concursos e ser inserido no Programa de Saúde da Família. É uma grande conquista para nós, algo muito importante, sabendo da importância do fisioterapeuta como um agente que vai conseguir reintegrar esse indivíduo à sociedade”, revelou a coordenadora.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!