UMA DATA ESPECIAL

Dia de São João: três coisas que você precisa saber sobre o feriado de 24 de junho

Qual o significado da data, qual sua origem? A data é feriado nacional? Festa junina e dia de São João são a mesma coisa? Leia e saiba mais sobre uma das datas mais celebradas do Brasil

Da redação
Publicado em 22/06/2021, às 16h09 - Atualizado em 23/06/2021, às 15h22

FacebookTwitterWhatsApp
Fogueira de São João Dia de São João: três coisas que você não sabia sobre o feriado de 24 de junho - Imagem: Reprodução / Todamatéria
Fogueira de São João Dia de São João: três coisas que você não sabia sobre o feriado de 24 de junho - Imagem: Reprodução / Todamatéria

O Dia de São João, celebrado em 24 de junho, é um dos principais feriados do Brasil, sobretudo no Nordeste, onde a data é feriado em diversas cidades. As tradicionais festas juninas são as mais importantes naquela região.

Nesse dia são realizadas muitas festas marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha. Com a pandemia, entretanto, a tradição das festas foi interrompida.

Mas você sabia que o feriado de São João tem séculos de existência e, como indica o nome, tem origens religiosas. Confira abaixo cinco fatos sobre a data.

O Dia de São João é feriado nacional?

Embora seja celebrado no Brasil inteiro e até no mundo, com maior ou menor intensidade, o Dia de São João não é feriado nacional. Principalmente no Nordeste, a data é feriado estadual, pois faz parte do calendário folclórico da região.

Em Pernambuco, por exemplo, a data é um feriado. No estado, são comemoradas algumas das mais tradicionais festas juninas, associadas ao feriado. Uma das mais famosas é a de Caruaru.

Qual o significado do Dia de São João?

Muitas pessoas se perguntam sobre o motivo das comemorações do dia de São João serem feitas nesta data. Por que no dia 24  de junho? Na tradição cristã, que dá nome ao dia, a data é o aniversário de João.

João, posteriormente santificado, além do apóstolo mais próximo de Jesus, era seu parente e foi quem o batizou nas águas do Rio Jordão.

João era filho de Isabel e Zacarias e viveu como um nômade pregador. Segundo a tradição cristã, ele morreu decapitado, aos 29 anos. 

No aniversário de Herodes, rei da Judeia, a filha de Herodíades, sua amante, dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse. Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.

As fogueiras, um dos principais elementos das celebrações do Dia de São João, também estão associadas ao nascimento de João. Foi por meio de uma fogueira, que a mãe de João, Izabel, avisou a Maria, mãe de Jesus, que João havia nascido.  

De acordo com historiadores, entretanto, as festas de São João têm origem ainda mais remota, em rituais pagãos europeus de celebração do fim do inverno e da chegada do verão  (no hemisfério Norte, o verão começa quando o inverno começa aqui, em 21 de junho). 

Com a ascensão do cristianismo na Europa, tais rituais teriam sido assimilados pela religião, dando a eles, os rituais, a forma pelos quais são conhecidos até hoje.

Comidas típicas das festas juninas estão ligadas a raízes longínquas da celebração associada a pedido de fartura Dia de São João: três coisas que você não sabia sobre o feriado de 24 de junho (Imagem: Reprodução / web)

Na origem, as festas celebravam a chegada do verão e pediam aos deuses uma colheita farta. Os diversos derivados de milho nas festas juninas, tem uma conexão com esse elemento, já que a colheita do milho é feita nesta época.

Dia de São João e festa junina são a mesma coisa?

Sim e não. Toda festa de São João é junina, mas nem toda festa junina é no Dia São João. As festas de santos em junho são três ao todo. Além de São João, são celebrados os dias de Santo Antônio e de São Pedro.

O dia de Santo Antônio é celebrado em 13 de Junho. A celebração é muito tradicional em Portugal. Diferentemente do que ocorre com São João, 13 de junho não é a data de nascimento do santo, mas de sua morte.

Os três santos juninos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro Dia de São João: três coisas que você não sabia sobre o feriado de 24 de junho (Imagem: Reprodução / Calendar)

Já o dia de São Pedro, o pescador, é celebrado em 29 de junho. Neste mesmo dia, há quem celebre também o dia de São Paulo, que morreu na mesma data. São Pedro, por ser pescador, é muito celebrado nas cidades litorâneas, onde a pesca é uma atividade muito difundida e praticada.

Junto de São João, o Santo festeiro, Santo Antônio e São Pedro são os outros dois santos celebrados em junho. No Brasil, contudo, a festa junina mais disseminada é mesmo a de São João.   

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!