CIRURGIA

Dezoon de São Vicente abre agenda de castração na próxima sexta-feira, 2

O agendamento é realizado através das equipes de saúde e Estratégias Saúde da Família (ESFs) de cada bairro

Da redação
Publicado em 01/10/2020, às 19h37 - Atualizado às 20h22

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

O Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) abre, na nesta sexta-feira, 2, às 9 horas, a agenda de outubro para o serviço de castração de cães e gatos.

O proprietário do animal deve comparecer pessoalmente à sede do Dezoon, situado na Rua Catalão nº 530, na Vila Voturuá, a fim de realizar o agendamento. Os interessados devem ter em mãos RG ou CNH e comprovante de residência. De acordo com a prefeitura, cada munícipe só pode marcar o procedimento para dois pets.

A cidade dispõe de dois locais que realizam a cirurgia. São eles: o Dezoon e a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), situada à Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 231, no Jardim Rio Branco. Além disso, existe a opção do Castramóvel, que é itinerante. O agendamento deste serviço é efetuado através das equipes de saúde e Estratégias Saúde da Família (ESFs) de cada bairro. 

Participe dos nossos grupos 👉 http://bit.ly/COSTAINFO5 📲 Informe-se, denuncie ℹ

Por mês, são realizadas, aproximadamente, 600 castrações no Dezoon. Já na Ubasa, ocorrem cerca de 200 operações. No Castramóvel, são 120. Em todos os procedimentos, o responsável deve acompanhar o animal durante a cirurgia.

Em caso de dúvidas e para saber sobre a agenda do castramóvel, as pessoas podem ligar para o telefone (13) 3561-1604.

Benefícios 

A castração traz benefícios aos bichos. Entre eles, está a redução do surgimento de doenças relacionadas com o aparelho reprodutor masculino e feminino; diminuição das chances de desenvolvimento de câncer de próstata nos machos e de mama nas fêmeas; e diminuição de ninhadas indesejadas, permitindo o controle da população animal e redução de animais errantes.

É preciso que o gato ou o cachorro esteja em perfeitas condições de saúde, para que a cirurgia seja realizada. Animais com mais de 6 meses de vida podem ser operados. Contudo, se houver alguma doença preexistente, a equipe veterinária deve ser comunicada, para avaliar o casoe analisar a viabilidade ou não do procedimento.

Terminada a operação, os donos dos pets devem tomar alguns cuidados, a fim de que seu animal se recuperar mais rapidamente. É necessário repouso absoluto do animal; uso do colar elizabetano, que ajuda na proteção dos pontos; limpeza dos pontos realizada diariamente; e, por fim, a correta administração dos medicamentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!