Foto: Reprodução vídeo Dersa
Elegante e imponente, a suçuarana (onça parda) faz seu passeio noturno e, por alguns segundos, desfila diante da câmera instalada em área de obra da Nova Tamoios Contornos, empreendimento gerenciado pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A no litoral norte paulista. Segundo maior felino das Américas (fica atrás apenas da onça pintada), o animal de grande porte tem seus passos atentamente acompanhados pelos biólogos do Subprograma de Monitoramento de Fauna da Companhia.
A ação, que visa identificar comportamentos de várias espécies, é executada durante todo o período de instalação do empreendimento. O objetivo é avaliar as condições da fauna silvestre e fazer uma estimativa sobre os impactos das obras e as alternativas para minimizá-los, preservando a vida na natureza.
O trabalho inclui o monitoramento específico de vários grupos de fauna, como mamíferos de pequeno, médio e grande porte, morcegos, aves, répteis, anfíbios e peixes, entre outros. A adoção do subprograma justificou-se diante da grande diversidade da fauna na região. Antes mesmo do início das obras, as equipes iniciaram a investigação sobre o comportamento animal. No decorrer das várias etapas das obras, os biólogos estão verificando a ocorrência de possíveis alterações populacionais, comportamentais e reprodutivas nos diferentes grupos de fauna.
São selecionados locais específicos próximos do traçado do empreendimento. As campanhas são realizadas em períodos quadrimestrais. Para capturar ou registrar os animais, são utilizadas armadilhas recomendadas para esse tipo de ação, redes, câmeras com sensores, parcelas de areia para identificação de pegadas, entre outros equipamentos que propiciam a identificação e, quando possível, a marcação dos espécimes.
No monitoramento realizado em novembro passado, as filmagens identificaram, entre outros animais, um veado-catingueiro, cervídeo nativo da Mata Atlântica; uma anta, que é o maior mamífero terrestre do Brasil e necessita de áreas amplas e preservadas; e a suçuarana, grande carnívoro caçador de animais como antas e veados.
Os registros comprovam a boa qualidade ambiental na região, mostrando animais que compõem a delicada estrutura da cadeia alimentar da natureza. Também demonstram que até o momento a implantação das obras não afetou a fauna da região estudada.
Comentários