Deputado Gondim convida Lu Alckmin para participar da campanha de combate a anemia falciforme

Costa Norte
Publicado em 12/06/2015, às 10h40 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h37

FacebookTwitterWhatsApp

Para continuar divulgando a importância da prevenção e combate à anemia falciforme o deputado Luiz Carlos Gondim (SD), esteve na quarta-feira, 10, no Palácio dos Bandeirantes, com a primeira dama Lu Alckmin, para convidá-la a participar de uma campanha sobre a doença, da ONG Lua Vermelha.

A campanha que tem como madrinha, é a atriz Giovanna Antonelli, e para torna-la ainda mais abrangente, o parlamentar e a Drª Marimilia Pita responsável pela ONG, explicaram sobre a importância da primeira dama aderir à causa, ajudando na sua divulgação além de participar de uma campanha. Lu Alckmin afirmou que achou muito interessante a campanha e irá analisar a melhor maneira de contribuir.

Na oportunidade, Gondim apresentou ainda, seus projetos sobre o assunto, o projeto nº 675/2008, que institui a semana de prevenção e combate à anemia falciforme, na segunda semana de maio e o projeto nº 1023/2009, que institui a política estadual de atenção integral às pessoas com doença falciforme e outras hemoglobinopatias.

O projeto da Lua Vermelha pretende abranger a todos os profissionais da área da saúde, pacientes e familiares, além do público em geral, para informar a população em geral sobre a doença falciforme, altamente incidente no Brasil e no mundo, através de redes sociais e outras mídias para conscientizar a população sobre esta patologia, melhorando a qualidade de vida destes indivíduos.

Além de Gondim e Drª Marimilia Pita, participaram da reunião Nilcéa Alves Gomes Silva representante da ONG, a esposa do deputado Jane Hallage e Waleska Miranda.

Assista ao vídeo com a atriz Giovanna Antonelli pelo link: http://www.aluavermelha.org/luavermelha/index.php/doenca-falciforme/

Saiba mais sobre a anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem o que dificulta a passagem no sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.

É uma doença causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que a o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas a doença pode não se manifestar.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!