Deputado defende implantação de sede do Argonauta em Ilhabela

Costa Norte
Publicado em 17/02/2017, às 07h45 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h50

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Deputado discutiu também projetos para melhoria da travessia e ações na saúde

O prefeito de Ilhabela Márcio Tenório recebeu em seu gabinete, na manhã de sexta-feira, 10, o deputado estadual Cássio Navarro e o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, para conversar sobre a implantação do Instituto Argonauta na cidade, conforme explica o deputado:  “Esse projeto já atua na região, mas não possui uma base operacional. Desde o momento que o conheci, vi que era ideal para Ilhabela. Esse é um modelo que vai poder tratar o meio ambiente marinho e fazer todo o cuidado quando a fauna precisar de intervenção, além de contemplar a sociedade. É um projeto que vem para somar”.

Preocupado com a preservação ambiental, o prefeito recebeu com entusiasmo o projeto. “Muito interessante esse projeto, ele vem ao encontro de tudo que compactamos com a nossa gente. Fico contente pela proposta e vou me inteirar para saber como podemos usá-lo, dentro da nossa lei orgânica”, disse Tenório.

Para Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto, montar uma base do projeto em Ilhabela daria sustentabilidade ao trabalho técnico que já é realizado, com o monitoramento das praias do arquipélago. “Quando há ocorrência com animais, eles são resgatados e levados para uma base, que está localizada em Ubatuba, onde tem um centro de reabilitação. Com atendimento aqui na ilha, como se fosse um pronto-socorro, é possível estabilizar esses animais e mantê-los melhor, sem a necessidade de transportá-los, e assim, aumentar a sobrevivência deles”, detalhou. Além dessa base, também seriam instalados um museu e um centro de visitantes, para que os moradores e turistas possam ter acesso à educação ambiental e ao trabalho que é feito com os bichos.

Também participaram da reunião os vereadores Gabriel Rocha e Dr. Thiago, os secretários Mauro Oliveira, de Meio Ambiente, Marco Gênova, de Saúde, Nilce Signorini, de Desenvolvimento Social, e representantes do Ilhabela Sustentável.

Unindo esforços

Na ocasião, o prefeito aproveitou para agradecer o empenho do deputado em conseguir recursos para melhorar o serviço de travessia da balsa. “Os recursos da Dersa não são específicos para o canal de São Sebastião, e, sim, para o estado todo. Depois de muito emprenho, é importante reconhecer o esforço do deputado: conseguimos 35 milhões, que serão investidos esse ano na troca dos dois flutuantes, troca das duas passarelas e a reforma de mais duas embarcações”, falou Márcio Tenório. Apesar das conquistas, Tenório destaca que muito ainda tem que ser feito pela balsa, e muitos projetos estão sendo analisados.

Segundo Cássio Navarro, “a cidade tem um bom orçamento, mas nós temos que nos ater a propostas que realmente sejam em benefício à sociedade. Essa visita nos deu a oportunidade de discutir alguns projetos importantes, sobre os quais o prefeito colocou sua preocupação e suas demandas na área de travessia e saúde, que muito inquieta os moradores. Foi uma reunião muito produtiva e tenho certeza que vamos ter a possibilidade de desenvolver grandes trabalhos. É um prazer trabalhar junto com Ilhabela”.

Ilhabela

Da redação

Foto: PMI

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!