Demora na fila e protocolo para reclamação irritam cliente de banco

Costa Norte
Publicado em 27/03/2015, às 07h38 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h33

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Por Antonio Pereira

O treinador de atletismo José Antonio Coleta dos Reis, o Zezinho Reis, denuncia a demora no atendimento na agência do Banco do Brasil, em Bertioga. Convidado pela própria instituição para renegociar uma dívida, ele disse que encarou uma fila de duas horas na quarta-feira, 18, e o pior, não solucionou o problema. “Tive que alterar meu horário de trabalho e fiquei sem comer para poder ir ao banco. Quando cheguei, fui o quarto da fila, mas tinha apenas uma pessoa atendendo. Além disso, não enviaram a proposta com a documentação para o banco e eu não resolvi minha situação”.

Ele respaldou sua afirmação com o comprovante do banco com o horário de entrada: ele chegou ao local às 12h e foi atendido apenas às 14h. De posse do documento, tentou protocolar uma reclamação no Procon, mas foi redirecionado à Diretoria Municipal de Abastecimento, onde, segundo conta, não conseguiu ser atendido. “Me disseram que o responsável estava em uma reunião”, afirmou. Reis, dessa forma, não registrou a reclamação em nenhum dos setores.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do banco informou desconhecer o ocorrido e que a agência de Bertioga trabalha com os prazos de atendimento estabelecidos nas Leis Municipais 618/2004 e 877/2009, que preveem espera de 30 minutos em dias normais e 45 minutos em vésperas ou pós-feriados prolongados. A assessoria também informou que a quantidade de caixas varia de acordo com a movimentação do dia, e que eventuais questionamentos dos clientes podem ser dirigidos ao gerente geral da agência ou ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 729 0722.

Em nota, a assessoria da prefeitura disse que os procedimentos indicados ao cliente pelo Procon, de procurar a Diretoria de Abastecimento, estão corretos, conforme determina a lei municipal nº 51/2004. Também orientou o passo a passo, para quem se sentir negligenciado de seu direito. Confira o texto na íntegra: “Informamos que o cliente deve pegar no banco a senha com o horário que ele chegou à agência e se dirigir à Diretoria de Abastecimento – vinculada à Secretaria de Administração e Finanças da prefeitura, para formular a denúncia, a fim de que seja apurado o fato pela fiscalização.  A lei que regulamenta é a de nº 51/2004, que estabelece o tempo máximo de espera nas filas das agências bancárias instaladas em Bertioga.  De acordo com o Inciso 1º- o tempo de espera em dias normais é de até 30 minutos; Inciso 2º – até 45 minutos em vésperas ou após feriados prolongados; e Inciso 3º – até 30 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos.”

A Diretoria de Abastecimento fica no paço municipal (rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das  9h às 16 horas. Contatos pelos telefones: 3319 8017 ou 3319 8113.

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