Defesa Civil da região se prepara para a temporada de chuvas

Costa Norte
Publicado em 01/11/2012, às 09h44 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h51

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu nesta terça-feira (30), no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá), um seminário de capacitação para o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil). O objetivo do plano é preservar vida e reduzir os danos materiais durante a temporada de chuvas. O encontro reuniu representantes do órgão dos municípios de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, e do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte. Os participantes assistiram às palestras: ‘Vistoria em Áreas de Risco’, com o geólogo Jair Santoro, do Instituto Geológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente; ‘Estado de Calamidade e Situação de Emergência’, com o tenente PM Paulo Roberto Silva Baione; e ‘Meteorologia e Previsão do Tempo’, com a meteorologista Marina Vieira.

Encontro reuniu representantes do órgão dos 04 municípios

Vistoria À tarde, os agentes das coordenadorias municipais de Defesa Civil da região e os técnicos do Estado fizeram uma vistoria no bairro Jaraguazinho para orientar os moradores sobre os riscos e a prevenção de acidentes no período das chuvas.

Período O PPDC é empregado durante a Operação Verão, no período de 1º de dezembro até o dia 31 de março. O PPDC está estruturado em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo) que indicam a possibilidade de ocorrências de escorregamento e inundação. A análise integrada dos índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo indica o nível de operação em que se encontra cada município.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!