Dada a largada para o licenciamento ambiental do submerso - túnel Santos-Guarujá

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Publicado em 06/09/2013, às 14h29 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h06

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Previsão do início das obras é julho de 2014, com abertura ao tráfego após 44 meses

O governador Geraldo Alckmin entregou, terça-feira (3), ao prefeito Paulo Barbosa, de Santos, e à prefeita Maria Antonieta de Brito, de Guarujá, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para a construção do túnel submerso ligando os dois municípios. Durante o evento, foi apresentado o traçado definitivo do túnel e as intervenções viárias que serão feitas nas duas cidades. Projetado com tecnologia inédita no país, o túnel permitirá a articulação do transporte entre os dois municípios, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito das duas cidades e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do projeto. A Dersa, que será responsável pelo gerenciamento da obra, depositou o EIA/Rima na Cetesb no dia 28 de agosto e a expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação, em julho do ano que vem, o que permitirá o início imediato das obras, com prazo de entrega de 44 meses.

Como é Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-55), com 43 km de extensão, e pelas balsas das travessias litorâneas da Dersa. Com o túnel submerso, o trajeto será percorrido em cerca de 1 minuto, superando filas de espera na balsa e o longo percurso rodoviário.

Como será O túnel terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos. Quando pronto, interligará os bairros de Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá. Com faixas para veículos e espaço exclusivo e fechado para bicicletas e pedestres, o projeto também permitirá a passagem do VLT (veículo leve sobre trilhos) quando o projeto for concluído e dará acesso ao futuro aeroporto metropolitano e ao terminal rodoviário de Vicente de Carvalho. Custo O orçamento total do empreendimento é de R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 962 milhões para as obras do túnel; R$ 506 milhões para as obras viárias em Santos; R$ 532 milhões no viário do Guarujá; R$ 362 milhões para desapropriações e reassentamentos; R$ 78 milhões para projetos; e R$ 15 milhões para compensações ambientais.

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