paralisação

Cubatão ficou sem ônibus das 4 às 13 horas desta segunda-feira

Os ônibus da Translíder ficaram parados na garagem por nove horas

Da Redação
Publicado em 18/02/2019, às 12h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h38

FacebookTwitterWhatsApp
Wálter Mineiro
Wálter Mineiro

Os 150 trabalhadores da empresa Translíder, que opera o transporte coletivo de passageiros em Cubatão, não iniciaram os serviços, a partir das 4 horas da manhã, e ficaram parados até o meio-dia desta segunda-feira, 18.

Eles reclamavam do vale-refeição que não é pago há dois anos e dos constantes atrasos salariais. Avisado, o sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região chegou à garagem da empresa às 6 horas.

O vice-presidente da entidade, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, marcou uma negociação da empresa com a prefeitura, que se comprometeu a comprar de novo os vales-transporte da empresa para os servidores municipais.

A compra dos vales estava suspensa pela prefeitura. Assim, a empresa garantiu que conseguirá honrar os direitos trabalhistas. O superintendente da companhia municipal de trânsito, Jefferson Cansou, e o vereador Toninho Vieira (PSDB) participaram da reunião.

Após longa reunião na empresa, a Translíder e a prefeitura se entenderam e os cerca de 40 ônibus voltaram a circular às 13 horas. Ficou acertado que o adiantamento salarial de 20 de fevereiro será pago até 1º de março.

O salário de 6 de março, por sua vez, será pago dois dias depois (8). O vale-refeição de março será acertado no dia 20 e, segundo a empresa, não haverá mais atrasos. O sindicato negociará o pagamento dos vales-refeições atrasados há dois anos.

“Os trabalhadores ficaram cansados dos constantes atrasos, sempre à espera de uma licitação, para mudança de empresa e sua transição para a nova empregadora. Só que a licitação nunca sai e os atrasos continuam. Hoje, a paciência do pessoal chegou ao limite”, diz Beto Simões.Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!