As atividades do Centro de Zoonoses municipal serão expandidas, com estruturas também na área central e costa sul, além da atuação na costa norte, como ocorre atualmente. O anúncio foi feito pela prefeitura, após reunião na quarta-feira, com a participação de membros da Secretaria Municipal da Saúde e representantes de ONGs de proteção animal que atuam na municipalidade.
O prefeito Felipe Augusto solicitou, na ocasião que, em 30 dias, os interessados apresentem propostas de trabalho e novos locais para funcionamento da zoonoses na cidade. Além do trabalho habitualmente desenvolvido pelo município, com recolhimento de animais de rua, o planejamento envolverá ações mais amplas. A intenção é fazer um credenciamento de clínicas veterinárias do município que, por meio de convênio, possam colaborar no atendimento e castração dos animais domésticos.
A medida terá como objetivo principal apoiar principalmente as famílias de menor poder aquisitivo, que não possuem recursos financeiros para cuidar dos seus animais. A Secretaria Municipal de Saúde espera, em prazo de 40 dias, ter um levantamento para saber o número exato de animais domésticos existentes no município e, a partir daí, definir ações do Centro de Zoonoses. Augusto solicitou que as ONGs de proteção aos animais sejam envolvidas neste planejamento.
São Sebastião
Da redação
Foto: PMSS
Comentários