CLIMA DE COPA

Copa do Mundo impulsiona comércio e anima lojistas na Baixada Santista

A dez dias do torneio, setor de decoração temática espera que o evento represente 52% das vendas; convocação de Neymar anima a torcida regional


Redação
Publicado em 02/06/2026, às 14h55

FacebookTwitterWhatsApp

Copa do Mundo impulsiona comércio e anima lojistas na Baixada Santista
Lojas da Baixada Santista apostam em vitrines verdes e amarelas com acessórios temáticos - Reprodução/TV Cultura Litoral


A dez dias do início da Copa do Mundo, as vitrines da Baixada Santista já exibem as cores verde e amarela. A proximidade da competição anima os comerciantes da região, que projetam aumento significativo nas vendas de artigos temáticos, roupas e alimentos para os torcedores.

Segundo dados do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (Sincomércio), o clima de Copa impulsionará cerca de 52% das vendas no setor de decoração temática. O presidente da entidade, Omar Abdul Assaf, traça um cenário positivo para a economia local. "Este ano, em especial, esperamos um crescimento de 4,7%. Tomara que até ultrapasse", afirma.

O presidente do sindicato destaca que a presença de um ídolo local na seleção brasileira favorece a empolgação da torcida. "A expectativa foi boa com a convocação do Neymar, que é aqui da nossa região. Acho que isso ajuda os torcedores a torcer mais", avalia Assaf. Ele acrescenta que, à medida que o Brasil avançar no torneio, a procura aumentará em diversos segmentos, e setores de comida, bebida, roupas e fantasias lucrarão com as confraternizações.



Procura nas lojas

Nas lojas de Santos, a busca por itens como cornetas, pratinhos de festa, óculos, tiaras e as tradicionais bandeiras é intensa. A vendedora Tabata Bragança compartilha o otimismo dos lojistas e comemora o movimento.

A meta é crescer pelo menos 20%. A expectativa é essa e, graças a Deus, até agora tem dado certo", celebra.

Para os clientes, o período representa um momento de união e festa. A estudante e publicitária Isabelle Cristina relata a empolgação com a chegada dos jogos. "Passo os anos todos na expectativa pela Copa, para mim é a melhor época. Amo que todo o Brasil se junta por um motivo, que é ver a seleção jogar. As expectativas são altas, espero que dê tudo certo", ressalta.

*Com informações da jornalista Letícia Sanvez, para o Jornal Litoral, da TV Cultura Litoral



Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!