FUTEBOL FEMININO 2023

Copa do mundo: cidades do litoral anunciam ponto facultativo nos jogos do brasil; veja quais

Alterações no expediente público marcam a oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2023

Lenildo Silva
Publicado em 21/07/2023, às 19h35 - Atualizado às 20h59

FacebookTwitterWhatsApp
Cidades do litoral paulista anunciam ponto facultativo Tempo no Litoral - Foto: Marcos Evangelistas
Cidades do litoral paulista anunciam ponto facultativo Tempo no Litoral - Foto: Marcos Evangelistas

A tão aguardada oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2023 já está em andamento, e o primeiro jogo da Seleção Brasileira no torneio acontece na próxima segunda-feira (24). O país, reconhecido pela paixão pelo esporte, se pergunta: os dias de jogos do Brasil serão feriados?

O Portal Costa Norte fez uma pesquisa para verificar quais cidades do litoral Paulista aderiram ao ponto facultativo durante as partidas da Seleção Brasileira Feminina de Futebol na competição, segundo apurado, cinco cidades vão parar durante os jogos, veja quais.

Alterações no expediente público marcam a oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2023 Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2023 (Divulgação CBF)

Baixada Santista

Na Baixada Santista, a prefeitura de Praia Grande decretou ponto facultativo para os servidores públicos municipais nos dias 24 de julho e 2 de agosto, quando os jogos da Seleção ocorrerem.

O expediente iniciará às 12h nesses dias, permitindo que os funcionários possam acompanhar os jogos. Serviços essenciais continuarão funcionando com regulamentação específica, e as horas não trabalhadas serão compensadas através de banco de horas de setembro a dezembro deste ano.

Em Cubatão, a adesão ao ponto facultativo é opcional, e o horário de funcionamento durante os jogos da Seleção Brasileira será das 12h às 17h, de forma contínua.

Não haverá horas extras ou compensação pelas horas reduzidas, mas alguns serviços essenciais não serão afetados pelo horário especial. Os servidores convocados por necessidade do serviço também trabalharão normalmente.

Em São Vicente, o prefeito assinou um decreto que estabelece ponto facultativo para os servidores públicos municipais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O expediente nos órgãos da administração municipal começará às 12h nesses dias, e as horas não trabalhadas deverão ser compensadas até 29 de dezembro de 2023.

Serviços essenciais de saúde não serão afetados pela mudança no expediente. Além disso, o município tem a representante na Seleção, a zagueira Kathellen Sousa, o que aumenta ainda mais a expectativa da torcida local.

Em Itanhaém, a prefeitura decretou ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina, com expediente especial das 13h às 17h nesta segunda-feira (24).

Serviços emergenciais, como UPA e Samu, funcionarão normalmente, demonstrando a preocupação em manter o atendimento essencial. O decreto segue a portaria federal nº 3814 de 17 de julho de 2023, reconhecendo a importância do evento esportivo e incentivando o apoio ao futebol feminino.

As cidades de Santos, Bertioga, Guarujá e Peruíbe não aderiram ao ponto facultativo e seguirão com expediente normal durante os jogos do Brasil. Já Mongaguá ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de aderir ao ponto facultativo.

Litoral norte

No litoral norte, a cidade de Ubatuba aderiu ao ponto facultativo para os servidores públicos municipais durante os jogos da Seleção Brasileira, o prefeito decretou que o expediente iniciará às 11h, se os jogos ocorrerem até às 7h30, ou às 12h, caso os jogos sejam às 8h.

Segundo o decreto, as horas não trabalhadas serão compensadas entre 1º de agosto e 29 de dezembro de 2023, com a possibilidade de até duas horas diárias, sendo descontada a remuneração proporcional para quem não compensar o tempo usufruído. Vale ressaltar que serviços públicos essenciais não serão afetados pelas mudanças de horário.

Já as cidades de Ilhabela e Caraguatatuba, também localizadas no litoral norte, optaram por manter o expediente normal durante os jogos da Seleção. No caso de São Sebastião, ainda não houve resposta oficial.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!