Decisão da Aneel mantém bandeira amarela e o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos por causa do período seco e do custo de termelétricas

A bandeira tarifária continuará amarela em julho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, as contas de luz mantêm o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100kWh consumidos no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com a Aneel, a decisão ocorre por causa do período seco no Brasil, o que reduz a geração hidrelétrica e exige o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no país. Na época de seca, há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam o custo para o SIN gerar a energia usada em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias.
A cada mês, as condições de operação do sistema são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a estratégia de geração para atender a demanda e traça uma previsão de custos.
Quando a conta de luz aplica a bandeira verde, não há acréscimo. Nas bandeiras amarela ou vermelha, a cobrança sofre acréscimo a cada 100kWh consumidos, conforme os valores a seguir: