Conselho Municipal do Idoso de São Sebastião muda de secretaria

Estela Craveiro
Publicado em 19/01/2018, às 11h42 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h21

FacebookTwitterWhatsApp
Estela Craveiro
Estela Craveiro
“O Conselho está aberto para idosos e outros interessados na discussão e ações de acompanhamento das políticas públicas voltadas ao idoso”

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas aos idosos, o Conselho Municipal do Idoso de São Sebastião (Comiss), atualmente vinculado à Secretaria de Governo, passará a  integrar a nova Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) nos próximos dias. O Conselho foi criado em 1998, mas estava inativo até junho de 2017. Ele exerce funções deliberativas, no âmbito dos programas e projetos aprovados, e também normativas, consultivas, controladoras e fiscalizadoras da política de defesa dos direitos do Idoso.

O órgão é paritário, com representantes do poder público (Fundo Social de Solidariedade, Sedes - Secretaria de Desenvolvimento Social;  Seduc - Secretaria da Educação; Sesau - Secretaria de Saúde; Secretaria de Esportes – Seesp; e Setur - Secretaria de Turismo), bem como das sociedades civis representativas da população idosa (Lar Vicentino; Faculti; AAMS; CCTI Pontal; Fundação de Saúde Publica; CCTI Polvo).

O secretário Ercílio de Souza acompanha as ações do Comiss, para efetivar medidas cabíveis solicitadas pelo conselho, cuja presidente é Juliana Coelho Araújo Carvalho, e  o vice, Sebastião Passarelli. As reuniões são realizadas todas as primeiras terças-feiras do mês, às 9h, na sede da Sepedi (rua Mansueto Pierotti, 341, sala 4, Vila Amélia). Juliana informa: “O Conselho está aberto para idosos e outros interessados na discussão e ações de acompanhamento das políticas públicas voltadas ao idoso”.

Segundo ela, em 2017, o Conselho participou de campanhas sobre violência contra a pessoa idosa, auxiliou na elaboração da I Semana Municipal do Idoso, oficiou serviços para garantia das vagas de estacionamento para idosos, realizou fiscalização de instituição de longa permanência (Lar Vicentino), dentre outras.

foto: Divulgação/PMSS

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!