Igualdade racial

Conselho Municipal da Comunidade Negra toma posse nesta sexta

Colegiado tem por objetivo combater ao racismo e propor alternativas para a superação das desigualdades raciais

Da Redação
Publicado em 24/10/2019, às 07h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h35

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Hygor Abreu
Divulgação/Hygor Abreu

Nesta sexta-feira, 25, às 14h30, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, dará posse à nova diretoria do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra para o biênio 2019/2021. A cerimônia acontece no Gabinete do prefeito, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800- 5º Andar).

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A cerimônia contará com a presença de várias autoridades, entre elas a coordenadora estadual da Igualdade Racial, professora Regina Laura e o presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra, Ivan Lima.

 Durante o evento, haverá apresentações culturais com os grupos Afroketu, Comunidade Cigana, Pescadores e uma Grande Roda de Capoeira, coordenada pela Liga Municipal Guarujaense de Capoeira.

Conselho

O Conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado em 25 de Julho de 2005. Sua principal missão é propor políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e outros seguimentos raciais e étnicos de Guarujá.

Além disso, tem o objetivo de combater ao racismo e propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, político e cultural, ampliando assim os processos de controle social sobre as referidas políticas.  As reuniões acontecem a cada primeira segunda-feira do mês, às 18h30, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Tietê, 44 - Vila Áurea, em Vicente de Carvalho.

Conquistas

Segundo o ex-presidente do Conselho, Rafael Rodrigues, nos últimos dois anos foram efetivadas políticas importantes para a cidade, além de diversas ações culturais, em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas da Igualdade Étnica e Racial.

Plano Municipal da Igualdade Étnica e Racial - instituído por meio da Lei Municipal nº 4.620, e visa combater a discriminação racial e proporcionar igualdade de oportunidades para a população negra e o povo indígena no Município.

Criação da Semana da Igualdade Racial - O objetivo é combater a discriminação racial e debater políticas públicas que promovam a comunidade negra. Ação acontece no mês de novembro.

Comemoração do dia 20 de novembro o Dia da Mulher Negra, Afro e Caribenha e a realização da Marcha Metropolitana da Consciência Negra em Guarujá.

Decreto nº58/2017 instituiu Medalha Zumbi dos Palmares, honraria dedicada às pessoas que se destacaram em ações da comunidade negra.

Medalha Tereza de Benguela, uma homenagem a lideranças femininas de destaque na cidade.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!