Condesb realiza estudo sobre sistema hidroviário

Costa Norte
Publicado em 28/04/2012, às 07h40 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h39

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

A Câmara Temática Especial de Sistema Hidroviário do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) apresentou o Termo de Referência para estudo da viabilidade técnica para utilização de rios e canais da região para o transporte de passageiros, de turismo, de carga e de resíduos urbanos. A apresentação aconteceu durante reunião ordinária do Condesb, na terça-feira (24), na sede da Agem (Agência Metropolitana), em Santos. O Termo de Referência estabelece a contratação de empresa para realização de estudo de viabilidade técnica da rede hidroviária. O documento deverá indicar gargalos, propondo obras, incluir um plano diretor de investimentos a curto e médio prazos, indicando também tipos de embarcações e sugestões de tarifas. A estimativa de gasto com o estudo é de R$ 2,5 milhões e a previsão de término é de sete meses.

Integração Para o presidente do Condesb, o prefeito de Mongaguá Paulo Wiazowisky (DEM), o estudo será tratado com extrema importância pelo órgão. “Temos que usar a questão geográfica da região para desafogar o transporte rodoviário. Também deve ser pensada a questão da integração entre os dois sistemas, o hidroviário e o rodoviário”, ressaltou.

Meio Ambiente Ainda na reunião, o prefeito de Bertioga Mauro Orlandini (DEM) pediu a palavra para levar ao conhecimento do Condesb um pedido de retratação feito ao jornal ‘O Estado de S.Paulo’. O periódico divulgou reportagem sobre um empreendimento que está sendo viabilizado no município. O jornal, na visão municipal teria criticado a possível aprovação das obras que poderiam degradar o meio ambiente da cidade. “Precisamos zelar pela imagem dos municípios da região e mostrar que estamos unidos”, comentou Orlandini.

Próxima reunião A próxima reunião do Condesb acontece no dia 22 de maio, em Praia Grande, e está prevista a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. Além de outros assuntos, serão tratados os prazos e projetos da Agenda Metropolitana

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!