Homenagem

Comunidade celebra dia do padroeiro São Lourenço

Festa em homenagem ao padroeiro foi realizada na noite de sábado, 11, no bairro de São Lourenço, em Bertioga

Mayumi Kitamura
Publicado em 13/08/2018, às 10h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h15

FacebookTwitterWhatsApp
Mayumi Kitamura
Mayumi Kitamura

Na noite de sábado, 11, os moradores do bairro São Lourenço, em Bertioga, celebraram o dia de seu padroeiro, com missa, procissão e quermesse. A tradicional festa promovida pela comunidade chegou ao seu 131º ano no fim de semana. 

Vitor Batista Pinto, de 83 anos, conta como iniciou a homenagem ao santo no bairro: "A celebração começou para nós em 1877, pelo meu avô, Manoel José Pinto. Naquela época, poucas pessoas moravam aqui, elas trabalhavam para meu avô - que era descendente de escravos. Como ele herdou São Lourenço, as pessoas que vinham trabalhar com ele é que faziam essa festa. Não tinha nada disso, não tinha igreja, era lá na casa do meu avô". Toda essa história, que mescla a religião com a origem do bairro, foi passada dos pais de Vitor para ele. 

Originário de outra família antiga do bairro, Nelson Pereira comentou que ele e a mulher organizam a festa há 15 anos, porque estavam terminando os eventos caiçaras. Muito além da organização, o envolvimento com o padroeiro do bairro é maior, já que ele o tem como primordial em sua vida. Disse ele: "São Lourenço para mim é tudo. Hoje [11/08] faz cinco anos que eu caí desse telhado [da igreja] e quebrei todo meu lado direito. Pela graça de São Lourenço eu estou vivo!".

Também integrante ao grupo de organização da festa, o empresário Luiz Fabiano comenta que foi uma semana inteira de preparação para o evento, com o apoio da comunidade de São Lourenço. "Queremos agradecer, em primeiro lugar, a todas as pessoas da nossa comunidade que se envolveram em ajudar a igreja de São Lourenço e fazer essa festa tradicional, que todo ano traz benefícios, arrecada verbas e fundos para a nossa igreja, ajudando a nossa capela, e dando continuidade a essa festa tradicional".

Os valores foram obtidos com a quermesse, que contou, entre outros, com tainha assada, vinho quente, doces caldos, pastéis, quentão e brincadeiras, como leilão e pescaria. A igreja de São Lourenço está instalada na rua Teotônio Vilela, s/nº.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!