DATA FESTIVA

Comerciantes da Baixada mostram empolgação nas vendas para o Dia das Mães

Pesquisa revela que consumidores devem gastar, em média, de 100 a 200 reais com presentes para as mães; roupas e calçados entre os preferidos

Rodrigo Florentino dos Santos
Publicado em 07/05/2024, às 11h47 - Atualizado em 08/05/2024, às 14h53

FacebookTwitterWhatsApp
Busca por presentes deve aumentar nesta semana - Rodrigo Florentino dos Santos
Busca por presentes deve aumentar nesta semana - Rodrigo Florentino dos Santos

O comércio da Baixada Santista está aquecido para o Dia das Mães deste ano, data a ser comemorada no próximo domingo (12). Em pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santos, espera-se aumento de 5% nas vendas da região, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da CDL Santos, Nicolau Miguel Obeidi, roupas, calçados e acessórios estão entre os mais requisitados.

Outra pesquisa, esta do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), diz que 32% dos consumidores gastarão, em média, de 100 a 200 reais. Sobre os presentes, a maior preferência fica com roupas e calçados (65%), em seguida vêm acessórios e joias (57%); cosméticos (54%); flores (47%); enfeites e decoração para a casa (37%); eletrodomésticos (20%) e eletrônicos (11%). O entrevistado poderia escolher mais de uma opção na pesquisa.

vitrine e relógios
Acessórios e joias também aparecem na lista de presentes - Rodrigo Florentino dos Santos

PIX

O método de pagamento que caiu no gosto da população brasileira desponta como o favorito para os consumidores. Cerca de 67% dos entrevistados pretendem pagar os presentes à vista, dos quais 41% no Pix. Já 29%, pagarão pelos presentes de forma parcelada no cartão de crédito, em até quatro vezes. O levantamento feito nas capitais brasileiras é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Preparação dos comércios

Os donos de lojas da região concordam com as pesquisas e acreditam que a busca por presentes aumente nesta semana. Para Silvana Alves, que gerencia uma perfumaria no Guarujá, é algo que já virou tradição. “É normal esse fenômeno, já que é mais do que tradicional no Brasil você ir comprar o presente faltando pouco tempo”, disse ela.

Mas os donos das lojas até gostam da alta procura no último momento. De acordo com Vanda Clemente, que possui uma loja de roupas em Santos, é um ótimo momento para fidelizar o cliente. “Quando você tem uma quantidade maior de clientes, em um curto espaço de tempo, você tem a possibilidade de atrair mais clientes com a realização de promoções e outros tipos de ações, que façam com o que ele compre mais e compre sempre no mesmo lugar”, completa Vanda.

Ricardo Abreu, dono de um comércio de acessórios como bolsas, relógios e pulseiras, aposta na variedade como forma de atrair a clientela. “Pra mim, o que pode mais chamar a atenção é a clientela. As pessoas gostam de lojas onde há uma variedade grande de produtos. Eles se sentem mais à vontade por terem várias opções”, conta Ricardo.

Restaurantes

Não são apenas as lojas de roupas e acessórios que se preparam para o Dia das Mães. Os restaurantes também aguardam  aumento do público para o tradicional almoço de domingo da data festiva. Márcio Santos, dono de restaurante em Santos, foca na reserva de mesas. “Obviamente, a procura vai ser muito maior em feriados familiares festivos do que em um dia convencional, então não dá pra trabalhar da mesma forma que um dia comum. Mas ainda mantemos algumas mesas sem reserva, para quem quiser chegar lá sem reserva”.

Renato Abreu, dono de um restaurante em Guarujá, também acredita que é a melhor hora para fidelizar o cliente, “Muitos dizem que a melhor forma de conquistar alguém é pelo estômago. Se você alia isso, com preços que não sejam altos, é a melhor forma possível de fazer com que um cliente fique fiel ao restaurante e vá lá com mais frequência”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!