No mês comemorativo do Dia do Consumidor, a Abrasel Baixada Santista acredita que atender sempre bem os clientes é o segredo do sucesso
Postou, ganhou! É assim que clientes de um restaurante tradicional do centro de Santos, litoral de SP, garantem uma sobremesa grátis depois da refeição. O Barbosinha é comandado, há 14 anos, por Farle Bezerra dos Santos, proveniente de uma família de comerciantes. Seu principal ingrediente: o bom atendimento ao cliente. Para comerciantes como Farle, o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é todo dia e, por isso, merece atenção e carinho o ano inteiro.
Dentre os brindes da casa estão cerveja, no modelo compre três e leve uma grátis; sobremesa - para ganhar um creme de papaya, mousse de maracujá ou limão, é só registrar, postar e mostrar para um funcionário-, e o sempre festejado café. “Nós sempre pensamos em tratar nossos clientes da melhor forma, tanto, que muitos viram amigos. Quando o cliente sai satisfeito, sai feliz. Outra ação que fazemos questão é sempre liberar um cafezinho de cortesia. Mesmo com o preço mais alto, a gente arca com o custo de ver as pessoas bem”, diz o comerciante.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel Baixada Santista, aprova a iniciativa, já que sempre recomenda atenção total ao cliente. Inclusive, possui material de apoio para quem trabalha com alimentação fora do lar, que destaca a importância em fidelizar os clientes, disponíveis no site e instagram @abraselsp.
O líder institucional da Abrasel Baixada Santista, Luan Paiva, pontua: “O mais importante é se colocar no lugar do cliente e tentar entender a experiência dele desde a chegada até o pedido e o pagamento. Nós sempre orientamos a estabelecer um diálogo como forma de todos terem direitos respeitados e se fidelizarem. Por isso, estamos abertos para ajudar os comerciantes em como oferecer o melhor atendimento”.
Guilherme Karaoglan, líder de relacionamento da Abrasel Baixada Santista, reforça a importância de ter atenção aos feedbacks. “Quando pontua algo, também nos ajuda a ajustar algo que pode melhorar e, numa boa conversa, evita da pessoa sair reclamando ou postar algo ruim nas redes sociais”.
Referência em marketing, o professor universitário estadunidense Philip Kotler, diz que conquistar novos clientes pode custar de cinco a sete vezes a mais do que manter os frequentadores habituais. Isso porque, um cliente insatisfeito compartilha a experiência negativa com média de 11 pessoas; cerca de 4% dos consumidores evitam um restaurante apenas por terem ouvido reclamações. Isso cria um efeito cascata: um cliente insatisfeito provoca a perda de mais de dois clientes para cada experiência ruim.
A data foi criada pelo presidente americano John F.Kennedy. Em 1962, ele assinou um decreto para reconhecer os direitos do consumidor. Vários países, incluindo o Brasil, resolveram dar mais atenção à data. Mas, ela só foi oficializada em 1985, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a iniciativa.