Codivap Turismo estuda implantação de projeto integrado entre secretarias

Costa Norte
Publicado em 17/08/2017, às 12h37 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h06

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Representantes de alguns dos 44 municípios que formam o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba - Codivap Turismo - participaram da reunião mensal do órgão na tarde de terça-feira, 15, no parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. O encontro também contou com a presença de secretários das pastas de Educação, Finanças e Cultura das cidades.

O secretário de Turismo de Ubatuba Luiz Bischof apreciou uma apresentação sobre a importância da inclusão do turismo nas escolas. A presidente do Codivap Turismo Glória Bravin destacou a intenção de, realmente, tornar a região uma referência na busca pela inovação e recurso. Ela falou sobre criar estratégias para envolver  a comunidade e preparar as gerações futuras; destacou que, o que se plantar agora é preciso regar para dar fruto daqui a 10 anos. Disse Glória: “A mudança começa pelas crianças, e todas as gerações aprendem. Além disso, as iniciativas de fomento ao turismo só evoluem quando a comunidade, principalmente o jovem, se envolve e cria um senso maior de pertencimento”.

A presidente expôs novamente a proposta de implantação de projeto que alia turismo, educação, finanças e cultura, e falou que prevê a introdução do turismo na fase escolar, não como conceito de matéria, inicialmente, mas que essa inclusão direta seja feita em um segundo momento, de forma mais transversal.

Glória salientou que o turismo não é só a estrutura física, mas algo que alia estrutura e dinheiro. “O projeto tem várias metas, dentre elas, desenvolver o potencial econômico dentro da cidade e estimulo à cidadania e incentivo ao empreendimento. Além disso, queremos fazer com que as pessoas enxerguem o turista como essência da cidade - preparando ‘a casa’ e as pessoas para receber. A iniciativa vai envolver a criança no contexto turístico e fazê-la voltar a ser criança, brincando e aprendendo”.

Bischof reconheceu a importância da iniciativa e comentou que Ubatuba  estuda a viabilidade de implantação do projeto.

Região

Da redação

Foto: Divulgação

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!