sobre

CNMP lança estudo sobre perfil dos membros idosos do MP Brasileiro

MPSP
Publicado em 24/06/2021, às 13h15 - Atualizado às 13h16

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

O Ministério Público brasileiro possui 12.157 membros ativos e 3.404 aposentados. Deste total, 1.224 são idosos ativos e 2.954 são idosos aposentados. Os números fazem parte da publicação “O perfil dos membros idosos de hoje e de amanhã do Ministério Público brasileiro”, lançada nesta terça-feira (22/6), durante a 10ª sessão ordinária de 2021 do Conselho Nacional do Ministério Público, pelo conselheiro e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), Luciano Nunes Maia Freire.

O estudo foi realizado pelo Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à CDDF. Participaram da pesquisa 1.224 idosos ativos e 2.978 idosos aposentados.

A publicação traz dados sobre quantitativo geral de membros e de pensionistas, distribuição de membros por sexo, pertencimento étnico-racial, escolaridade, tempo de carreira, ocupação de cargos de confiança, distribuição por instância e por entrância, quantitativo de membros que preenchem os requisitos para aposentadoria e continuam na ativa, existência de programa de preparação para aposentadoria, afastamento por licença médica e empréstimos consignados.

Em sua apresentação, o conselheiro Luciano Nunes Maia Freire destacou que o envelhecimento global causará um aumento das demandas sociais e econômicas em todo o mundo, uma vez que a expectativa é de que, em 2050, a população mundial com 60 anos ou mais vai triplicar, se comparada ao ano de 2015, chegando a 2 bilhões de pessoas. Estima-se também que, até 2025 – ou seja, em 4 anos –, o Brasil seja o sexto país em número de pessoas idosas, segundo a Organização Mundial de Saúde.

“São números que provocam a necessidade de olharmos para nossos próprios quadros e alavancarmos o debate sobre o tema, propiciando autoconhecimento, pessoal e institucional. É o que a pesquisa quer, inspirando os novos paradigmas de gestão, incentivando o aprimoramento e o planejamento das políticas ministeriais e possibilitando a melhor qualidade de vida de todos os seus membros”, concluiu o conselheiro.

Integram o Grupo de Trabalho de Defesa da Pessoa Idosa os seguinte membros: Valberto Cosme de Lira (procurador de Justiça no Estado da Paraíba), Yélena de Fátima Monteiro Araújo (promotora de Justiça no Estado de Pernambuco), Lia Nara Dalmutt (promotora de Justiça do Estado de Santa Catarina), Mônica Lodder (promotora de Justiça do Estado de São Paulo), Priscila Costa Schneider Röder (procuradora da República) e Tamara Andreia Botovchenco Rivera (promotora de Justiça do Estado de Goiás).

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!