Desenvolvido em 13 escolas da rede municipal, sete estaduais e duas particulares, o Programa Clorofila completa 25 anos no mês de agosto com mais de 16 mil estudantes de Bertioga envolvidos. Para comemorar, o programa abre uma nova frente de trabalho, que consiste na fabricação artesanal de papel reciclado e produtos derivados.
A iniciativa, da Sobloco Construtora, é comemorada pela diretora de Marketing, Beatriz Pereira de Almeida. "É uma forma de contribuir para a formação de gerações mais conscientes sobre as questões ambientais". O programa propõe às escolas da cidade a realização de tarefas que envolvem plantios, hortas, culinária sustentável, cursos de formação, concursos, vivências, reciclagem de lixo e materiais usados, feiras de meio ambiente e uma assessoria pedagógica constante.
Em 25 anos de atividades, o programa já realizou 25 concursos com temas ambientais, com a inscrição de mais de 350 projetos; 63 feiras escolares de meio ambiente; formação de 41 Comissões de Meio Ambiente formadas por alunos do ensino médio para a implantação de projetos dentro da escola; 15 cursos de formação de professores com 633 profissionais; 11 cursos de formação para alunos envolvendo 1.167 estudantes; 17 cursos para pais de alunos e comunidade atendendo 781 pessoas; plantio e manutenção de 22 hortas nas dependências das escolas; 34 paradas ecológicas envolvendo mais de 11 mil participantes; e uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos.
O Programa Clorofila de Educação Ambiental foi inspirado na Conferência Mundial ECO-92, realizada pela ONU no Rio de Janeiro. A Sobloco mantém uma equipe formada por uma educadora ambiental e uma engenheira agrônoma, além de especialistas para a formação de educadores e jovens alunos e de um time de apoio para a realização de todos os trabalhos.
Foto: Divulgação Sobloco
Comentários