DESCOBERTA

Cientistas descobrem espécies de tubarões que andam

Estudo que demorou 12 anos descobriu quatro novas espécies de tubarões "andantes"

Da Redação
Publicado em 25/01/2020, às 08h59 - Atualizado em 24/08/2020, às 06h56

Conservation Internacional

Após 12 anos de estudo, cientistas revelaram a existência de quatro espécies de tubarões em condições incomuns: eles andam. A descoberta envolveu o Museu de História Natural da Flórida, Estados Unidos; o Instituto Indonésio de Ciências; e a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A conclusão é de que estes tubarões são os principais predadores em momentos de maré baixa. Eles podem usar as barbatanas para andar em águas rasas e capturar suas presas.

Os tubarões identificados possuem menos de um metro de comprimento e não ameaçam os humanos. A pesquisadora da Universidade Queensland, Christine Dudgeon, explica: "A sua capacidade de andar e resistir a ambientes com pouco oxigênio lhes dá uma vantagem notável sobre as presas, como pequenos crustáceos e moluscos".

Com as novas descobertas, o número de espécies de tubarões "andantes" aumentou para nove e eles só existem nas regiões costeiras da Austrália e Nova Guiné.

O motivo da mudança de comportamento destes animais é explicado no estudo por modificações genéticas após o afastamento de tubarões de sua população original, ou seja, eles se adaptam a novos ambientes. A pesquisa foi publicada na revista Marina & Freshwater Research.