Cidades unem-se para trabalhar o turismo regional

Costa Norte
Publicado em 20/01/2017, às 09h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h47

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

FOTO: Divulgação/PMI

Região

Da redação

Na quinta-feira, 12, os quatro secretários municipais de Turismo do litoral norte,  Luiz Bischof, de Ubatuba; Cristian Oliveira, de Caraguatatuba; Edson Pavão, de São Sebastião; e Ricardo Fazzini, de Ilhabela, reuniram-se em Ilhabela para discutir uma agenda integrada de desenvolvimento turístico para o litoral norte.

A ideia do grupo é reativar o Circuito Litoral Norte, trabalhando o turismo dos quatro municípios em conjunto, a fim de potencializar, ainda mais, a região como destino turístico.

O secretário de Turismo de Ilhabela Ricardo Fazzini explica: “Estamos retomando esse projeto que, durante anos, foi ferramenta importante na divulgação de nosso litoral. O trabalho conjunto das quatro cidades minimiza o custo e torna muito mais eficiente essa exposição regional. A união é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”.

Com o intuito de divulgar ainda mais a rota turística regional em esferas internacionais, os secretários  focarão os trabalhos em atrações comuns da região, e não apenas em praias específicas. “O objetivo é vender o litoral como um todo”, enfatizou o secretário de Turismo de Ubatuba Luiz Bishof.

Potencial turístico

Valorizar o potencial turístico de cada cidade, com vistas a combater a sazonalidade, é o ponto principal a ser explorado pelos secretários, como disse o secretário de Turismo de São Sebastião Edson Pavão: “A junção dos quatro municípios é fundamental para o desenvolvimento turístico e econômico das cidades. Os quatro, trabalhando em conjunto, fortaleceremos ainda mais o potencial da região”.

Um dos temas abordados foi a vinda de cruzeiros marítimos na temporada 2017/2018, quando Ubatuba passará novamente a receber navios, já com nove paradas programadas entre novembro/2017 e março/2018. Segundo Fazzini, que está em seu 11º ano como secretário de Turismo de Ilhabela e com anos de experiência em recepcionar os navios, Ubatuba é uma cidade que tem tudo para se desenvolver como destino dos cruzeiros marítimos, pois não tem tarifas portuárias e é rica em roteiros a  ser visitados. Para Luiz Bischof,  “a vinda novamente dos navios para cidade é o início de um trabalho sério, onde buscaremos uma melhor infraestrutura para receber os navios, bem como roteiros elaborados para as excursões em terra”.

São Sebastião também acenou com a possibilidade de construir um terminal de desembarque de passageiros na cidade, aumentando a permanência do turista de cruzeiros na região, seja chegando antes do embarque como permanecendo após o desembarque final.

O secretário de Turismo de Caraguatatuba Cristian Bota celebrou o encontro, enquanto o secretário de Turismo de Caraguatatuba Cristian Bota reafirmou: “Essa reunião foi fundamental para o desenvolvimento turístico do litoral norte nos próximos anos. Vamos fazer um planejamento estratégico, juntos, o que irá fortalecer todo nosso litoral”.

O próximo encontro do grupo será no dia 24 de janeiro, em Caraguatatuba.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!