PREVISÃO DO TEMPO

Chuvas permanecem e exigem atenção especial nos morros

Há risco de chuva em grande volume para o próximo período noturno, incluindo a madrugada de quinta-feira, 19

Da redação
Publicado em 18/11/2020, às 16h01 - Atualizado às 16h02

FacebookTwitterWhatsApp
Fábio Pires/G1
Fábio Pires/G1

Santos terá chuva “persistente e volumosa” até quinta-feira, 19, com acumulado entre 60 e 100 milímetros até sexta-feira, 20, segundo o serviço de meteorologia da Defesa Civil Municipal.

De acordo com boletim enviado nesta quarta-feira, 18, há risco de chuva em grande volume na região no próximo período noturno, incluindo a madrugada desta quinta-feira, 19.

O somatório de chuva registrado nas últimas 72 horas no município é de 69 milímetros.

A quinta-feira deverá contar com ocorrência de chuva desde suas primeiras horas e a precipitação poderá adquirir característica persistente, gerando um acumulado expressivo. Já para sexta-feira, 20, ainda são esperados registros de chuva, mas com intensidade fraca e alternando com gradual melhoria da condição.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie!

Para o chefe do órgão, Daniel Onias, a situação requer atenção especial dos munícipes que habitam as encostas dos morros. “Nos próximos dias, o volume pode chegar a um limiar crítico, com sinais de escorregamento ou deslizamento de terra”.

Situações de risco, segundo ele, podem ser previstas pela observação de aspectos das habitações e do terreno. “Trincas ou rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, estalos em rochas e muros embarrigados são indicativos de que o solo está começando a se movimentar. Ao observar esses indicativos, as pessoas devem deixar suas casas, procurar um lugar seguro, ligar para a Defesa Civil e pedir uma vistoria”.

Onias também atenta para os cuidados a serem tomados durante temporais. “Há o perigo dos raios. Por isso, as pessoas devem se proteger em edifícios quando notarem a formação de nuvens escuras e trovoadas. É importante também se abrigar de ventos fortes que podem derrubar objetos e árvores”.

Em casos de emergência, a Defesa Civil Municipal pode ser acionada pelos telefones 199 ou 3298-1000.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!