Antecipando a divulgação do seu relatório anual de qualidade, normalmente disponibilizado no mês de março, a Cetesb – órgão ambiental do Governo do Estado – anuncia que a maioria das praias paulistas apresenta uma melhora das condições de balneabilidade este ano - até novembro de 2012 - , em relação a 2011, o que reflete uma forte tendência positiva para os próximos três meses, quando os veranistas se preparam para a próxima temporada de férias.
A porcentagem de praias com as águas próprias para a balneabilidade o ano todo passou de 23% para 34%, com aumento de praias ótimas de 3% para 11% e redução das praias péssimas de 14% para 6%.
Litoral Norte
Um dos avanços se dá no Litoral Norte, onde foi observada a melhora nos quatro municípios – São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba - , nos quais as praias próprias o ano todo passaram de 36% para 51%, com aumento das praias ótimas de 5% para 18%. Também houve redução das praias regulares e ruins de 17% para 9%.
Baixada Santista
Na Baixada Santista, também foi constatada melhora da qualidade em 2012, sendo que as praias próprias o ano todo passaram de 6% para 10%, além da redução das praias péssimas de 28% para 13%. Nessa região, houve melhora em seis municípios, ressaltando-se os de Bertioga, Santos e Praia Grande. Apenas em três municípios, foi observada piora da qualidade das praias: Itanhaém, Peruíbe e Guarujá.
Os melhores índices registrados em 2012, segundo a Cetesb, se devem, provavelmente, aos investimentos feitos em saneamento, por meio do programa ‘Onda Limpa’, da Sabesp, realizados principalmente na Baixada. Além disso, os baixos índices de chuvas observados no segundo semestre, de agosto a outubro último, tiveram reflexos favoráveis nos índices de balneabilidade.
Comentários