Cetesb constata melhor qualidade das praias em 2012

Costa Norte
Publicado em 08/12/2012, às 07h45 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h53

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Da Baixada, Bertioga é uma das regiões que houve melhora

Antecipando a divulgação do seu relatório anual de qualidade, normalmente disponibilizado no mês de março, a Cetesb – órgão ambiental do Governo do Estado – anuncia que a maioria das praias paulistas apresenta uma melhora das condições de balneabilidade este ano -  até novembro de 2012 - , em relação a 2011, o que reflete uma forte tendência positiva para os próximos três meses, quando os veranistas se preparam para a próxima temporada de férias.

A porcentagem de praias com as águas próprias para a balneabilidade o ano todo passou de 23% para 34%, com aumento de praias ótimas de 3% para 11% e redução das praias péssimas de 14%  para 6%.

Litoral Norte

Um dos avanços se dá no Litoral Norte, onde foi observada a melhora nos quatro municípios – São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba - , nos quais as praias próprias o ano todo passaram de 36% para 51%,  com aumento das praias ótimas de 5% para 18%. Também houve redução das praias regulares e ruins de 17%  para 9%.

Baixada Santista

Na Baixada Santista, também foi constatada melhora da qualidade em 2012, sendo que as praias próprias o ano todo passaram de 6% para 10%, além da redução das praias péssimas de 28% para 13%. Nessa região, houve melhora em seis municípios, ressaltando-se os de Bertioga, Santos e Praia Grande.  Apenas em três municípios, foi observada piora da qualidade das praias: Itanhaém, Peruíbe e Guarujá.

Os melhores índices registrados em 2012, segundo a Cetesb, se devem, provavelmente, aos investimentos feitos em saneamento, por meio do programa ‘Onda Limpa’, da Sabesp, realizados principalmente na Baixada. Além disso, os baixos índices de chuvas observados no segundo semestre, de agosto a outubro último, tiveram reflexos favoráveis nos índices de balneabilidade.

Onda Limpa

Lançado em 2007, o ‘Onda Limpa’ tem como objetivo despoluir as praias da Baixada e do Litoral Norte. Entre as obras realizadas, estão a construção de estações de tratamento de esgotos, de redes coletoras e de toda infraestrutura necessária para ampliar a coleta e tratamento de esgotos nas regiões. O projeto visa beneficiar mais de 1,8 milhão de habitantes de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Guarujá hasteia Bandeira Azul pelo 3º ano consecutivo

Certificação só é outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios do programa

A Praia do Tombo, em Guarujá, hasteará, pela 3ª temporada consecutiva, a Bandeira Azul, considerado a mais alta certificação ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo.

A cerimônia acontece neste sábado (08) às 10h, na av. Prestes Maia, em frente ao Núcleo de Informação e Educação Ambiental Paulo Tendas. Durante o evento serão expostos os sete novos veículos, que serão incorporados à frota da Semam (Secretaria do Meio Ambiente), fruto de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o MPF (Ministério Público Federal) e Agências de Navegação que operam no Porto.

A Seman atua como assistente técnico do Ministério Público nos casos de vazamento de petróleo e produtos químicos provenientes de navios. Segundo o titular da pasta, Élio Lopes, quando há um vazamento os técnicos da Secretaria atendem a ocorrência e emite a multa.

Acordo

“Além disso, é feita uma avaliação, um laudo mostrando a extensão da contaminação e os prejuízos ao mangue e estuário. Também fazemos uma valoração monetária pelos danos causados pelo vazamento dos poluentes na margem esquerda do Estuário”. Ainda de acordo com Lopes, este trabalho é realizado por conta de um acordo entre as partes, na qual a Seman presta ajuda técnica ao MPF.

Em função disso, quando ocorre uma aplicação de multa, é formalizado um TAC entre o agente que provocou a contaminação no Estuário e o MPF. Os recursos são transformados em veículos e equipamentos que são utilizados pela Secretaria de Meio Ambiente para desenvolver suas atividades.

Reforço

Oito veículos serão incorporados à frota da Semam, entre eles, um ônibus com capacidade para 56 lugares que será usado no Programa de Educação Ambiental, Caminhos da Mata. Todos os veículos foram adquiridos por carta convite, vencendo a empresa a que apresentou o menor preço.

Também serão incorporados à frota da Secretaria duas caminhonetes e quatro automóveis de passeio. Além desses, um outro veículo está em processo de licitação.

Bandeira Azul

A certificação é renovada anualmente, e só é outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios do programa.

Para manutenção da Bandeira Azul, é necessário o atendimento de 33 critérios, no caso da Praia do Tombo 32, já que a praia mesma não possui arrecifes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!