Centro de Gestão de Pessoas valoriza integrantes do MPSP

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Publicado em 16/04/2021, às 08h15 - Atualizado às 08h16

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Recentemente publicada pela Procuradoria-Geral de Justiça, a Resolução 1.320/21 trouxe uma série de inovações visando à modernização administrativa do MPSP, permitindo que a instituição atue de maneira ainda mais eficaz em defesa da sociedade. Uma das novidades advindas do texto é a renomenclaturação do antigo Centro de Recursos Humanos que passou a ser Centro de Gestão de Pessoas (CGP). Com isso, a instituição avança na preocupação com o gerenciamento da vida profissional de todos os seus integrantes, seguindo o princípio básico de atender às necessidades e capacidades específicas de membros e servidores, desde seu ingresso até seu desligamento do Ministério Público. 

"O capital humano é o recurso mais importante que temos na instituição. Estamos trabalhando duro para servir de apoio às demais áreas, organizando cursos de capacitação e garantindo modernização estrutural e indicadores para a administração superior, buscando maior integração e adequação dos integrantes à realidade institucional", afirma Alessandra DAmico Teixeira de Freitas, diretora do CGP. Ela cita o Atendimento ao Integrante , o MPSP Produz e o Portal dos Inativos como exemplos de iniciativas, desenvolvidas em conjunto com setores como Núcleo de Comunicação e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), como exemplos de medidas voltadas a dar maior transparência e possibilitar mais participação do integrante em assuntos relacionados à respectiva carreira. 

Alessandra destaca ainda o Espaço Acolhimento MPSP, já implementado, como uma ação destinada a promover reflexões e trocas de experiências com vistas a fomentar o bem-estar de quem faz o Ministério Público de São Paulo. Ela aproveita para ressaltar os esforços empreendidos pela Diretoria-Geral, por intermédio da promotora Patrícia de Carvalho Leitão, responsável pela Coordenadoria-Geral dos Servidores, para o desenvolvimento profissional dos funcionários.

A própria Patrícia esclarece que o CGP tem como desafio identificar as lacunas de desempenho dos integrantes do MPSP e buscar, em parceria com outros órgãos e instituições, internos e externos, a valorização da força de trabalho existente, com vistas à adequação do perfil do integrante às exigências institucionais.

Para a promotora, o CGP deve ainda estimular o trabalho em equipe, a inovação, a criação e o desenvolvimento de projetos voltados à visão do Ministério Público enquanto instituição com atuação resolutiva. Segundo ela, o setor se debruça também em meios para que a proatividade e a resolutividade sejam preceitos importantes na gestão dos conflitos internos, de modo que eventuais lacunas de desempenho sejam superadas com autoconhecimento pessoal e institucional. "Além disso, deve estimular a qualidade de vida no trabalho, pois ela garante excelência, eficiência e produtividade", opina.

Ainda referindo-se aos efeitos da Resolução 1.320/21, a promotora explica que uma das mudanças diz respeito ao Setor de Pagamentos, que antes integrava o CRH e passou a chamar-se Centro de Preparação e Controle de Pagamentos de Pessoal. Com atuação apartada, o departamento tem o principal objetivo de aprimorar o fluxo de processos e dar maior segurança e transparência às informações relativas aos pagamentos dos integrantes.

Fonte: MPSP

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