O diretor do Departamento Regional de Saúde IV (DRS-4), Marco Botteon Neto, anunciou durante reunião com secretários municipais de Saúde, realizada na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), que a regulação de vagas dos leitos hospitalares da região voltará a ser feita em Santos. Desde o ano de 2010, este serviço é feito na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) da capital e, até junho, passará a ser desenvolvido no prédio da DRS-4, no bairro da Aparecida. Uma equipe composta por médicos dos quadros da Secretaria de Estado da Saúde e atendentes será contratada. A central funcionará 24 horas em turnos de 12 horas. "Só falta fazer as escalas de plantão e receber as atendentes para darmos início aos trabalhos da Central de Regulação na Baixada Santista. Está tudo pronto", afirmou o diretor do DRS-4.
Análise O coordenador da Agência de Saúde da Baixada, o infectologista David Uip, falou sobre o resultado da reunião: "Acho que foi uma reunião, como todas têm sido, muito promissora e realizadora. A posição do estado é atender a todas as reivindicações dos municípios, desde que cada um cumpra sua lição de casa, que é oferecer documentação, ter planejamento e projeto executivo. Isso foi um grande avanço. Os municípios estão caminhando". A reunião contou com a presença do diretor-executivo da Agem, Marcelo Bueno, e dos secretários municipais da Saúde de Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente. Os municípios de Cubatão e Itanhaém enviaram representantes.
UPA de Vicente de Carvalho vai ganhar nova estrutura
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho, em Guarujá, vai ganhar nova estrutura. O Estado, a pedido da prefeitura, vai doar terreno próximo à unidade atual. A Administração afirma que vem trabalhando neste projeto há mais de dois anos. “Agora, com a garantia do Governo do Estado, quem ganha é a população de Vicente de Carvalho, que, muito em breve, contará com um novo e melhor atendimento”, disse o secretário de Saúde da cidade, Augusto Cesar Bustamante. O anúncio da doação da área foi feito pelo coordenador da Agência de Saúde do Estado, David Uip, em reunião da Agem, na segunda-feira (6). Segundo ele, o Estado formalizará a doação do terreno ao município e, posteriormente, a construção da unidade receberá investimentos do governo federal e do município. Bustamante detalhou que a cidade precisa apenas enviar os detalhes da nova estrutura para que sejam iniciadas as obras.
Emilio Ribas II Ainda no evento, David Uip anunciou que as reformas e adequações do Hospital Emílio Ribas de Vicente de Carvalho, serão concluídas e entregues em junho. Com isso, a unidade passará a funcionar com 56 leitos, sendo 17 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Comentários