OPINIÃO 2.0

Central de Regulação de ÓbitoSS (CROSS)?

Bebê aguarda 10 dias por cirurgia urgente no coração. Pessoas fraturadas sem operação a espera de internação para cirurgia.

Alê Morales
Publicado em 06/08/2019, às 08h34 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h57

FacebookTwitterWhatsApp
Pacientes precisam contar com a SORTE para obter uma vaga de internação SUS - Reprodução google
Pacientes precisam contar com a SORTE para obter uma vaga de internação SUS - Reprodução google

Quem decide quem morre ou vive? No momento de um acidente grave ou urgência médica, um paciente de SUS, é submetido a uma fila de espera por internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) o que significa a vida ou morte.

Numa verdadeira loteria, pacientes de toda a Baixada são empurrados em um funil único onde um paciente de Bertioga, se tiver sorte, pode ser transferido pra Itanhaém por exemplo.

Se tiver sorte.

Hoje no programa Opinião 2.0 os comentaristas analisaram a notícia de um bebê de um mês de idade que aguarda há 10 dias uma vaga no CROSS para operar o coração e salvar sua vida. A pequena paciente está internada na Santa Casa de Santos que não faz o procedimento pelo SUS por não ‘estar contratualizado’ segunda nota do Hospital.

"Estou desesperada, com medo de perder minha filha e essa vaga não sair. Isso é um absurdo. Ela está correndo risco de morte e precisa ser transferida", queixou-se a mãe da menina.

Em Bertioga um caso tomou conta das redes sociais quando um jovem paciente com fratura exposta na perna aguardou mais de duas semanas para ter a oportunidade de operar e passou a postar vídeos da situação e da verdadeira sessão de tortura a que os ‘fregueses’ do sistema CROSS tem sido submetidos. Boa parte dos fraturados tem suas fraturas consolidadas sem a cirurgia.

O atual governador João Dória tem atuado no sentido de aumentar a oferta. Uma das ações foi a da liberação de parte das verbas para a conclusão dos Hospitais de Bertioga e Peruíbe. Mas é preciso investimentos mais ‘agressivos’ pois a Baixada tem déficit de leitos hospitalares, que se grava na temporada, com o aumento da população flutuante.

E você já precisou do CROSS? Qual a sua opinião sobre a qualidade da saúde pública em nossa região.

O programa opinião 2.0 vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 13h, ao vivo, na TV Costa Norte 48.1 digital, canal 15 da NET, Rádio Praia FM 106,1 e nos canais do Youtube e Facebook do Sistema Costa Norte de Comunicação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!