CCZ promove microchipagem gratuita em cães e gatos

Costa Norte
Publicado em 09/12/2016, às 09h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h42

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Fotos: PMSS

São Sebastião

Da redação

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Sebastião realiza, a partir de segunda, 12, o trabalho de microchipagem gratuita em cães e gatos. A ação prosseguirá até o dia 16 de dezembro, no Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade. A iniciativa da prefeitura atenderá o município todo. Ou seja, todos os proprietários, de todos os bairros, poderão se dirigir ao Centro Comunitário para microchipar seu bichinho de estimação.

De acordo com Wânia de Araújo Moreira, veterinária responsável pelo órgão subordinado à Secretaria de Saúde (Sesau), o microchip é um método de identificação seguro, inviolável e permanente, que garante a identificação do pet. Segundo afirmou, o aparelho facilita o resgate do bichinho em caso de roubo ou fuga e proporciona ao veterinário maior facilidade de acesso às informações do pet como vacinas e castração. “O procedimento para implantar o microchip é bem simples, igual a aplicação de uma injeção comum, não sendo necessário anestesiar o animal”, observou.

A veterinária enfatizou que a colocação do microchip auxilia, ainda, no controle populacional dentro do município, uma vez que, por enquanto, serão beneficiados com o  chip apenas os animais castrados. Os pets não castrados serão identificados em uma outra fase ou podem ser microchipados por profissionais particulares. No ano passado, o CCZ castrou e microchipou 1.100 animais. “Este ano, porém, só faremos a microchipagem e somente em animais já castrados”, frisou a veterinária.

Os proprietários devem apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência no ato da microchipagem, que será feita diariamente das 9h30 às 16 horas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!