Cerca de 42% dos cães e gatos resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses, neste ano, ainda estão no abrigo; saiba como adotar um pet em Bertioga
Lucas Santos
Publicado em 07/11/2024, às 16h15
O número de pets à espera de um novo lar segue alto, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga, no litoral paulista. Atualmente, cerca de 140 animais, entre cães e gatos, aguardam por novo tutor; boa parte deles não é adotada por ser "menos atraente" ou adulta.
Nossa equipe esteve no CCZ e conversou com Anna Julia, a veterinária responsável pela unidade. De acordo com ela, dos 415 animais recolhidos ao local, entre janeiro e outubro deste ano, apenas 246 foram adotados; isso sem contar os animais que já estavam lá. A veterinária explicou o porquê de alguns desses pets não serem adotados. “A gente tem um fluxo de adoção, mas os animais que são adotados, geralmente, são os filhotes, e os que agradam mais, esteticamente. Nosso número se mantém alto [de animais sem tutor], apesar de termos bastante adoção. A gente tem muitos animais adultos, principalmente, cachorros de porte médio, que chamam menos atenção, e acabam não sendo adotados”, completou Anna.
Os pets chegam à unidade de três formas: são resgatados pelo CCZ quando machucados ou abandonados; quando têm suspeita de alguma zoonose - doença transmissível do animal para o ser humano ou vice-versa; ou por denúncia de maus-tratos, quando o tutor é responsabilizado judicialmente. As denúncias podem ser feitas pelo número (13) 3316 4079.
A unidade disponibiliza três serviços gratuitos: consulta clínica, que ocorre às segundas, quartas e sexta-feiras, das 8h às 13 horas, sem necessidade de agendamento; cerca de 20 a 25 pets são atendidos diariamente. Serviço de castração, que faz cirurgia em 8 a 10 animais por dia, e deve ser agendado pelo telefone do CCZ. E vacinação antirrábica, disponível para cães e gatos a partir de 4 meses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O tutor deve apresentar a carteirinha de vacinação, caso tenha.
A unidade funciona em endereço provisório, na rua Mestre Pessoa, número 685, Centro, enquanto as obras do novo CCZ não terminam.
A nova estrutura do Centro de Controle de Zoonoses, em área de aproximadamente 1.000m², o triplo da atual, de acordo com a prefeitura, terá dois blocos: um para o CCZ e, outro, para o setor de Bem-Estar Animal e o hospital veterinário. O espaço prevê atendimento para pets como cães e gatos, com canil, gatil, e para animais silvestres, em razão dos parques estaduais da Serra do Mar e Restinga de Bertioga, além de espaços específicos de solário e soltura.
Nesta semana, as equipes atuam nas redes elétrica e hidráulica, além do revestimento das paredes e pisos dos canis, consultórios e depósitos, entre outros serviços. O investimento no prédio, localizado na rua Manoel Gajo, 2.644, no Jardim Vicente de Carvalho, é de mais de R$5 milhões, e as obras são de responsabilidade da Solovia Engenharia e Construções Ltda. Ainda não há data para o término das obras.
Lucas Santos
Estudante de Jornalismo Digital na Uniasselvi