EVOLUIU

Casal gay em publicidade do novo Polo causa polêmica na web

Casal foi alvo de ataques homofóbicos e a marca Volkswagen do Brasil hostilizada após apresentar carro com chave eletrônica

Lenildo Silva
Publicado em 09/05/2022, às 17h07 - Atualizado em 17/05/2022, às 16h02

FacebookTwitterWhatsApp
Casal foi alvo de ataques homofóbicos e a marca hostilizada após apresentar carro com chave eletrônica Novo Polo - Divulgação volksvagem
Casal foi alvo de ataques homofóbicos e a marca hostilizada após apresentar carro com chave eletrônica Novo Polo - Divulgação volksvagem

Uma postagem nas redes sociais da Volkswagen do Brasil gerou uma série de comentários homofóbicos por parte de alguns seguidores da marca. Na imagem, dois homens, que também são um casal na vida real, aparecem abraçados à frente do novo VW Polo 2023.

A foto, publicada na última sexta-feira (6), é uma de várias imagens de casais LGBTQIA+ reais que já foram postadas pela VW nas redes sociais. A publicidade do novo polo com a foto do casal traz uma legenda focada em atributos do carro.

"Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play. #Polo #VWBrasil”

Pois não demorou muito para a imagem viralizar nas redes sociais e a caixa de mensagens da publicação lotar de comentários que vão de pessoas falando que deixarão de consumir produtos da marca, passando por mensagens pedindo por um "marketing imparcial" e chegando a xingamentos.

Em 2019, o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que declarações homofóbicas e transfóbicas podem ser enquadradas no crime de racismo, cuja pena é de um a três anos, mas podendo atingir cinco em casos mais graves.

Não é novidade

Em outubro de 2021 a empresa usou o casal para a propaganda do carro e, na época, os modelos Murillo e Diego Xavier, um dos casais LGBTQIA+ que aparecem nas fotos da VW se pronunciaram, falando que sente uma sensação ruim ao ver centenas de comentários maldosos.

"Quando a gente vê os comentários vem uma sensação ruim, uma vontade de responder, de querer rebater, mas depois nós vemos que isso é uma perde de energia desnecessária. As pessoas estão disseminando ódio e maldade, especialmente pela internet, onde acham que tudo pode, mas estar mais próximo da militância trouxe uma iluminação em como lidar com esses atos", disse Murillo.

A Volkswagen do Brasil também se pronunciou quanto aos ataques homofóbicos nas publicações com casais do mesmo sexo. Em nota, a montadora alemã repudiou os ataques e informou que acredita em cada pessoa que, somadas, contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Veja a nota completa:

“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. Recentemente, a Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiência únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!