SANTOS

Carnabanda 2020 tem novo esquema de segurança e retorna na terça

Bloco foi suspenso temporariamente na quarta após o registro de furtos, roubos e episódios de arremesso de objetos em autoridades policiais

Da Redação
Publicado em 03/02/2020, às 11h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h49

FacebookTwitterWhatsApp
Francisco Arrais
Francisco Arrais

O Carnabanda 2020 será retomado na próxima terça-feira, 4, com implementação de novas medidas de segurança: as bandas permanecerão nas vias públicas, mas os carros de som ficarão parados, em ambiente controlado nos perímetros fechados por gradis.

O acesso e a permanência nesses locais serão permitidos apenas para pessoas autorizadas pelos organizadores de cada banda. Para ampliar ainda mais a segurança, haverá revista e detector de metal na entrada e instalação de torres de observação de quatro metros com integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Os drones recentemente adquiridos pela Secretaria Municipal de Segurança (Seseg) farão a sua estreia nas ações de vigilância da GCM. Por sua vez, a Polícia Militar anunciou ampliação do efetivo, contando com Força Tática nas imediações dos locais das bandas, além da atividade delegada. A prefeitura também exigirá dos organizadores das bandas o dobro do número de seguranças particulares inicialmente contratados.

As resoluções foram tomadas, de forma conjunta, pelo Comitê de Segurança e Fiscalização das Bandas Carnavalescas de Bairros, da prefeitura de Santos, e Polícia Militar.

“Por pedido dos organizadores das bandas, mantivemos as apresentações nos bairros de origem. Definimos junto com a Polícia Militar o local das apresentações de cada uma das bandas para garantir o máximo de segurança aos participantes”, afirma o secretário de Cultura, Rafael Leal.

O Carnabanda 2020 foi suspenso temporariamente na última quarta-feira, 29, após o registro de furtos, roubos e episódios de arremesso de objetos em autoridades policiais durante a passagem de algumas bandas, a exemplo da Carnatolê, na noite de terça-feira, 28. Caso alguma nova ocorrência grave seja registrada, todo o calendário do evento será cancelado.

Como será

Todos os organizadores já encaminharam para a prefeitura de Santos o total de participantes de suas bandas. Com base nessa informação, a Administração Municipal fornecerá as pulseiras que garantirão o acesso ao ambiente controlado do evento. Caberá aos organizadores identificar os foliões e entregar a pulseira.

O Carnabanda é um evento organizado pelas bandas, com apoio da prefeitura no que se refere à autorização para o uso das vias públicas, fornecimento de banheiros químicos e caminhão de som, bloqueio do trânsito, fiscalização de ambulantes, presença da Guarda Municipal e a limpeza das ruas após o evento. Neste novo formato, a Administração passa a oferecer ainda as pulseiras, os gradis, a torre de observação e a vigilância por drone.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!