Mais de 100 exemplares da espécie foram recolhidos por guarda-vidas temporários e enterrados

Um trecho da praia de Guaraú, em Peruíbe, foi pontuado por mais de 100 caravelas-portuguesas mortas, na manhã de segunda-feira, 11. Guarda-vidas temporários (GVT) relataram a aparição dos animais ao Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e o Instituto Biopesca orientou para que fosse feita a retirada da areia. Foram contados 130 organismos, todos recolhidos em baldes e depois enterrados na areia, longe do contato de banhistas.
Faça parte do nosso canal ℹ📲 https://t.me/tvcostanorte no Telegram, informe-se!
Segundo informado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), o surgimento dos animais é comum na região nesta época do ano, devido à correnteza marítima, mas não em tão grande quantidade.
O tenente Marcos da Silva Rolim alerta para aos cuidados ao avistar uma caravela-portuguesa, no mar. “Na água, os tentáculos podem chegar até a 15 metros, então, é importante se afastar. Caso haja contato com a substância urticante e tiver queimaduras, a pessoa não deve esfregar. Pode passar soro fisiológico ou vinagre e, em seguida, procurar por atendimento médico”.
Em contato com a pele, as caravelas-portuguesas podem provocar queimaduras de até 3º grau, isso porque os tentáculos liberam uma substância extremamente urticante. A queimadura pode até causar uma parada cardiorrespiratória.